Saiba por que o Google Tag Manager é uma ferramenta essencial para o seu site

Sem dúvidas, o Google Tag Manager (GTM) se tornou uma das ferramentas mais relevantes para quem deseja monitorar resultados e alavancar o próprio site com mais facilidade. 

Apesar de ter sido lançado lá em 2012, sua popularidade vem crescendo cada vez mais por conta da agilidade que gera para a rotina dos profissionais de marketing, que podem fazer o gerenciamento de códigos fora do site e em apenas um lugar.

Para quem ainda não conhece o funcionamento e os recursos do GTM, neste artigo nós listamos tudo o que é preciso saber antes de começar a usá-lo. Vamos lá?

O que é e como funciona o Google Tag Manager?

O Google Tag Manager é uma ferramenta gratuita que permite a instalação e o gerenciamento de diversos serviços com a inserção de apenas um código em seu site

Se antes muitos profissionais de marketing precisavam procurar um desenvolvedor para instalar um código para rastrear resultados com o Google Analytics ou as conversões do Facebook, agora tudo pode ser feito dentro de uma mesma plataforma e a partir de um único código.

Com o GTM, então, a gestão de todos os recursos fica centralizada e proporciona maior agilidade no dia a dia da equipe.

Para que tudo isso funcione, o Google Tag Manager trabalha a partir de quatro componentes:

  • Tags: são os códigos que enviam os dados para as plataformas configuradas, como o Google Analytics ou o Facebook;
  • Acionadores: respondem a eventos realizados, como cliques, carregamento de página ou envios de formulários;
  • Variáveis: são marcadores nomeados para um valor que será alterado, como um preço de produto ou uma data;
  • Camada de dados: é utilizada para reter dados temporariamente, para que eles sejam usados pelas tags, pelos acionadores e variáveis.

É a partir desses quatro conceitos que você tem total controle dos códigos adicionados ao seu site, sem precisar acessar o painel administrativo a todo momento. Incrível, não é mesmo?

Como o Google Tag Manager pode melhorar suas estratégias?

Mas os benefícios do Google Tag Manager para a sua estratégia de marketing não param por aí. Abaixo, nós apresentamos sete recursos que ajudam a tornar o dia a dia das equipes muito mais produtivo.

Tecnologia de Tags

A Tecnologia de Tags é uma das soluções que ajuda o profissional de marketing a gerenciar tanto a definição quanto o disparo das suas tags

A partir desse recurso, é possível encontrar diversos serviços que facilitam esse processo, como o suporte a Accelerated Mobile Pages (AMP), o carregamento assíncrono de tags (para que seu site não fique muito lento durante os disparos) e a definição de variáveis reutilizáveis.

Usabilidade

Para agilizar e simplificar o trabalho dos profissionais de marketing, o GTM foi planejado para oferecer uma navegação intuitiva e segura.

Além de ter uma interface fácil de usar, ele permite a organização das tags, acionadores e variáveis em pastas, a adição ou edição de tags em poucos segundos, e até a visualização de um histórico de tudo que já foi feito em seu site.

Compartilhamento com usuários

Para quem precisa de várias pessoas da equipe trabalhando com o GTM, a ferramenta possibilita o compartilhamento com outros usuários e também o suporte a contas de clientes diferentes, no caso de agências ou freelancers.

Com esse recurso, também é possível gerenciar as permissões do usuário, definindo quem pode realizar alterações e quem pode publicá-las. 

Acionadores

Com os acionadores, você controla quando e como as tags serão disparadas para coletar todos os dados necessários.

É possível definir tags para eventos automáticos, personalizados, cliques, envio de formulários ou quando uma determinada página do seu site é visualizada, por exemplo.

Modelos

A partir dessa funcionalidade, você pode adotar novas soluções com modelos integrados para avaliação de tags de marketing do Google ou de terceiros.

Dessa forma, você consegue adicionar tags HTML, de imagem ou JavaScript de maneira personalizada ao seu Google Tag Manager. 

Integrações

O GTM também se integra a outras soluções do próprio Google, como o Google Ads e o Campaign Manager, para auxiliar na publicação e gerenciamento mais eficazes das suas campanhas.

Além disso, há o suporte para tags de terceiros, que ajuda a simplificar as publicações e, é claro, eliminar possíveis erros.

Gerenciamento automático de tags

Por fim, você ainda tem a possibilidade de personalizar a infraestrutura do seu GTM com os recursos completos da API Gerenciador de Tags.

Com isso, você cria suas próprias soluções e define quais são as melhores integrações de acordo com o seu fluxo de trabalho.

Viu como o Google Tag Manager tem muito a oferecer para melhorar o desempenho do seu site? Com ele você tem inúmeras possibilidades e o melhor de tudo é que consegue gerenciar todas em um só lugar.

Aproveite para ler também o nosso artigo sobre Canonical Tag e saiba como esse recurso pode aprimorar a performance do seu site em SEO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *