Google Analytics 4: Tudo o que você precisa saber

Google Analytics 4: Tudo o que você precisa saber
Confira o guia completo sobre o Google Analytics 4 e como ficam as análises de sites e apps a partir de agora.

Confira o guia completo sobre o Google Analytics 4 e como ficam as análises de sites e apps a partir de agora

Após um longo período de implementação do Google Analytics 4, a plataforma finalmente se tornou a versão oficial para análise de dados de sites e apps, substituindo definitivamente o Analytics Universal. 

Como possui algumas mudanças importantes em relação à edição anterior da ferramenta, os analistas devem se adaptar à nova maneira de captar dados, relatórios disponíveis e como usar os insights a favor de suas estratégias digitais.

Por isso, preparamos este guia para explicar as principais funcionalidades e o que muda em relação ao UA. Continue a leitura para conferir os detalhes!

Principais mudanças do GA4 em relação ao Analytics Universal

Para começar, é essencial falar sobre as evoluções do Google Analytics 4 em comparação ao Analytics Universal. Afinal, a nova edição da plataforma propõe a captação de dados e geração de relatórios de uma forma mais avançada, precisa e inteligente.

Na live “Tudo Que Você Precisa Saber Sobre Google Analytics 4”, nossos CMO, Renan Caixeiro, e CTO, Rodrigo Nunes, abordaram essas mudanças e como elas impactam nas análises de performance do seu site ou app. A seguir, você acessa a gravação na íntegra e confere o texto com os principais pontos sobre o GA4!

1. Modelo de dados orientado a eventos

Sem dúvidas, uma das grandes diferenças entre o GA4 e o UA é a captação de dados, que tem foco em medir os eventos realizados no site ou app. Anteriormente, a ferramenta era centrada nas sessões realizadas pelos usuários, mas não aprofundava tanto nas interações feitas nas páginas.  

Agora, foram desenvolvidas melhorias na tecnologia de rastreamento para obter informações específicas sobre as ações dos visitantes, como cliques em botões, visualizações de páginas, cadastro em formulário, download de arquivos e muito mais. 

A partir disso, é feita uma medição mais precisa da jornada do consumidor, levando em consideração todos os seus passos online – seja no site ou aplicativo. 

Mas há também um outro ponto de atenção: como o GA4 tem poucos eventos nativos configurados, é necessário um esforço inicial para configurar as interações mais importantes para seu negócio, organizá-las e poder acompanhá-las depois.

2. Melhorias na IA e no Machine Learning 

Junto às mudanças no rastreamento de eventos, o Google Analytics 4 também teve seu processo de aprendizado de máquina otimizado e usa a inteligência artificial (IA) para proporcionar melhorias na análise de dados

Com isso, a plataforma detecta padrões no comportamento do usuário, oferece insights mais valiosos e ajuda os analistas a melhorarem a experiência dos usuários em seus sites ou aplicativos.

3. Aumento da preocupação com a privacidade

Aliás, uma das grandes motivações para as mudanças do GA4 em relação ao monitoramento de eventos está associada às leis de proteção de dados, que ganham cada vez mais força no mundo todo. 

Sendo assim, a ferramenta foi adaptada para favorecer o controle de dados e proporcionar maior cuidado com esse tópico, que é muito sensível atualmente e merece toda a atenção dos profissionais que trabalham com marketing digital.

4. Novos painéis

Outro avanço interessante do Google Analytics 4 são os novos painéis disponíveis na plataforma, que focam em oferecer relatórios personalizados de acordo com as necessidades de cada tipo de negócio.

Em um primeiro momento, você pode estranhar um pouco a mudança – principalmente quando comparada ao UA. No entanto, depois será possível perceber que além de gerar uma visualização mais simples e adaptada ao projeto, eles também são mais fáceis de customizar.

5. Insights

Por fim, não podemos deixar de falar dos insights, que ganharam mais força no GA4. Agora a plataforma não só capta os dados, como também auxilia em análises mais precisas e na tomada de decisão mais acertada para o seu site ou app. 

Inclusive, você pode orientar a ferramenta sobre os insights que deseja obter, fazer perguntas sobre dados do público e do tráfego, o que a torna uma plataforma consultiva para os analistas. 

Por dentro do Google Analytics 4

Agora que você já conhece quais são as principais mudanças que chegaram ao GA4, vale a pena conhecer como funcionam as quatro abas disponíveis na plataforma – Página Inicial, Relatórios, Explorar e Publicidade – e como elas contribuem para uma análise mais precisa dos dados. 

Página Inicial

A Página Inicial do Google Analytics 4 é onde está uma visão geral dos dados do site ou app, com as principais métricas sobre os acessos, interações realizadas nas páginas e informações sobre o público. 

Como dissemos anteriormente, esses painéis são customizados de acordo com as necessidades de cada conta. Além disso, é nesta aba que aparecem os principais insights que você precisa para tomar decisões mais acertadas na rotina.

Relatórios

A aba Relatórios é uma das mais importantes do GA4 e a mais utilizada no dia a dia dos profissionais de marketing. Dentro desse espaço, ficam o resumo dos resultados, dados em tempo real e o Ciclo de Vida (baseado nas etapas do funil de vendas), que é dividido em quatro tipos de relatórios:

  1. Aquisição: com foco no desempenho de tráfego e atração de usuários para o site ou app;
  2. Engajamento: que detalha os eventos de interação do usuário com a página (visualizações, conversões e demais atividades do visitante);
  3. Monetização: apresenta os dados de receita e vendas realizadas por um e-commerce ou app, levando em consideração as receitas vindas de publicidade;
  4. Retenção: ajuda a analisar quantos usuários estão retornando ao site e como está funcionando o processo de retenção, qual é o valor da vida útil desses usuários (LTV), entre outros dados relevantes.

Vale a pena destacar que esses relatórios trabalham com uma métrica nova e muito relevante: a de sessões engajadas, que ajuda a mensurar as interações dos usuários, páginas que geram maior engajamento e a ter insights que ajudem a aumentar a realização de eventos por parte dos visitantes.

Explorar

Por falar em ideias, a aba Explorar foi desenvolvida para oferecer técnicas avançadas e insights sobre o comportamento de usuários do site e clientes. Inclusive o Google Analytics 4 utiliza aprendizado de máquina para entregar métricas preditivas sobre a sua audiência e ajudar a ir além nas estratégias do site. 

Outro ponto positivo é a possibilidade de usar filtros e segmentos para priorizar as informações mais importantes, criar e salvar públicos-alvo dentro da ferramenta e exportar esses dados para aproveitá-los em outros canais.

Publicidade

Como tem maior integração com o Google Ads, o GA4 conta com uma aba específica para publicidade, com foco em ajudar os profissionais de marketing a entenderem o ROI de mídia e chegarem às melhores decisões.

Para isso, os relatórios de Publicidade são divididos em três partes:

  • Resumo da Publicidade: que apresenta uma visão geral dos resultados, como desempenho das conversões, canais que mais geram conversões e performance dos melhores anúncios;
  • Comparação de Modelos: ajuda a avaliar como os modelos de atribuição influenciam nos resultados de cada um dos canais utilizados na estratégia de marketing;
  • Caminhos de Conversão: mostra quais foram os caminhos percorridos pelos seus clientes até a conversão, detalhando canais, receita, dias até a conversão e pontos de contato ao longo do processo.

Relatório do Analytics Universal e GA4 no Reportei

Para quem usa o Reportei para gerar relatórios do Analytics Universal, é válido destacar que os dados captados continuarão salvos normalmente em nossa plataforma. Ou seja, você não perderá nenhum relatório gerado anteriormente e poderá consultar as informações sempre que quiser.

Em conjunto, a integração com o Google Analytics 4 também está disponível para que você crie relatórios ainda mais práticos e rápidos sobre o tráfego do site ou app, origem dos acessos, principais eventos, conversões e muito mais! 

Assim como na plataforma, é possível personalizar quais métricas você deseja visualizar, selecionar quais dados deseja que apareçam no documento e salvar o template para usá-lo quantas vezes quiser no mesmo ou em outros projetos. 

Acesse sua conta ou faça um teste grátis em nossa ferramenta para conferir de perto todos os recursos e gerar seus relatórios do Google Analytics 4 com muito mais facilidade!

IR PARA SEU TÓPICO
Posts que podem ser interessantes
Comentários

Campos obrigatórios são marcados com *

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe