Google Ads e Google Analytics: 10 vantagens de utilizá-los juntos

Google Ads e Google Analytics: 10 vantagens de utilizá-los juntos
Integre o Google Ads e Google Analytics para obter os melhores insights para suas campanhas pagas.

Integre o Google Ads e Google Analytics para obter os melhores insights para suas campanhas pagas

O Google Ads e Google Analytics são duas ferramentas essenciais para qualquer empresa que deseja alavancar seus resultados por meio do marketing digital. 

Ambas as plataformas entregam recursos avançados aos mais diversos sites e insights valiosos para melhorar o desempenho deles. Mas você já imaginou o quanto pode ganhar ao integrar as contas de Google Ads e Analytics?

Sim, os dois podem (e devem) ser utilizados juntos, e vincular as duas ferramentas é muito mais simples do que você pensa. Além de, é claro, oferecer benefícios incríveis para sua estratégia.

Por isso, neste artigo, nós apresentamos o passo a passo para fazer a integração de Google Ads e Google Analytics em poucos cliques e listamos 10 vantagens para fazer isso o quanto antes. Vamos lá?

Como usar o Google Ads e Google Analytics juntos?

Ao fazer a integração entre as contas do Google Analytics e Google Ads, você consegue importar os dados referentes aos seus anúncios e, em uma outra ponta, enviar informações que ajudam a melhorar a performance das suas campanhas. 

Isso faz com que você entenda com mais facilidade o comportamento dos acessos que vêm de mídia paga, tenha os dados necessários para otimizar seus públicos e as metas de conversão, e promova melhorias em seu site para reter essa audiência.

Mas como vincular uma conta à outra? O passo a passo é muito simples. Porém, antes de começar, você deve verificar quais são seus níveis de acesso em cada plataforma

No Google Ads, você precisa ter acesso de administrador, enquanto no Analytics você precisa de permissão para edição na propriedade.

Feito isso, basta seguir as instruções listadas abaixo:

  1. Acesse sua conta do Google Ads e, depois, clique em “Ferramentas e Configurações”, disponível no menu superior;
  2. Na coluna “Configuração”, clique em “Contas Vinculadas”;
  3. Em “Do Google”, busque a opção “Google Analytics (UA)” ou “GA4” e clique em “Detalhes”;
  4. A seguir, você vai visualizar a lista de propriedades a que tem acesso e deverá escolher a que corresponde à conta do Google Ads aberta;
  5. Na coluna “Ações”, clique em “Vincular” para conectar a uma ou mais propriedades que têm relação com o site;
  6. Em seguida, você poderá importar as métricas do site e iniciar a troca de dados entre as contas.

Depois que estiver tudo certo, você salva as configurações e precisa aguardar cerca de um dia para que as informações sejam transmitidas entre os canais. 

10 vantagens de integrar o Google Ads e Analytics

Com as contas de Google Ads e Google Analytics devidamente integradas, você já pode começar a aproveitar as vantagens para análise e otimização de campanhas. Abaixo, você confere 10 delas!

1. Todas as informações em um só lugar

De cara, o primeiro benefício que você vai perceber na vinculação de contas do Google Ads e Analytics é, sem dúvidas, a facilidade de acompanhar a performance do seu site de uma maneira completa e em um só canal

Por mais que o Analytics já capte de forma geral os acessos vindos de mídia paga, a integração permite que você tenha relatórios mais precisos sobre como cada estratégia impacta o seu site. 

Com isso, você simplifica o gerenciamento das metas e conversões geradas, além de obter insights que ajudam na otimização dos públicos e do próprio site. Muito mais fácil, não é mesmo?

Para acessar os dados pelo Analytics, você deve ir até a aba “Aquisição” e depois clicar em “Google Ads”. Isso abrirá um menu suspenso com opções para ver:

  • as campanhas (gerais e por tipo, como Display e Shopping);
  • palavras-chave e consultas de pesquisa; 
  • ajustes de lances;
  • relatório de hora do dia e de URLs finais;
  • dados de sitelinks (que é uma novidade na plataforma). 

2. Desempenho de palavras-chave

Por falar em palavras-chave, ao clicar nessa opção você tem acesso a um relatório completo sobre quais termos estão gerando mais acessos para o seu site, além do desempenho de Custo por Clique, comportamento dos usuários e conversões geradas. 

Junto aos dados das palavras-chave que você comprou, é possível acessar a aba “Consultas de Pesquisa” e ver quais termos realmente geram impressões para os seus anúncios. 

Com isso, é possível avaliar novas possibilidades de compra de palavras-chave ou negativar aquelas que não tenham relação direta com o seu anúncio, tornando as campanhas mais eficientes.

3. Ajustes de lances

Ao clicar nesta opção do menu suspenso, você pode avaliar a performance para os ajustes de lances (dispositivos, locais e programação dos anúncios) definidos na configuração das suas campanhas.

A partir disso, você pode analisar se precisa aumentar ou diminuir os ajustes de lances e, dessa maneira, melhorar o retorno financeiro que obtém com os seus anúncios.  

4. Relatório de hora do dia

Você sabe quais são os melhores horários e dias para veicular seus anúncios no Google Ads? Com o relatório de “Hora do Dia”, é possível ver dados sobre o desempenho do site e melhorar sua segmentação por horários. 

Além disso, você pode acompanhar a performance por tipo de dispositivo, o que ajuda a entender melhor o comportamento dos usuários.

5. Acompanhamento das URLs finais

Outro ponto importante do relatório do Google Ads no Google Analytics é a possibilidade de analisar cada URL final definida para seus anúncios

Esses dados são uma porta aberta para entender o quanto essas páginas estão retendo usuários e gerando conversões, o que ajuda a extrair insights para promover melhorias no site e torná-lo mais atrativo para quem o acessa. 

6. Análise mais precisa do tráfego pago

Ao acompanhar de forma mais precisa os dados das campanhas pelo Google Analytics, você consegue visualizar, de forma integrada, todas as informações que impactam no sucesso dos seus anúncios

É possível entender o que as pessoas pesquisam ativamente para chegar a seu site, quando elas fazem isso e quanto tempo gastam nas suas páginas, quais dispositivos usam e que tipos de otimizações devem ser feitas para tornar as estratégias mais eficientes. 

7. Importação de metas

Integrar Google Ads e Google Analytics também promove benefícios na ferramenta de anúncios. Um deles é a importação de metas do segundo para o primeiro canal. 

Com isso, você consegue visualizar dados de conversão do Analytics no Google Ads e ajuda a sua conta de anúncios a ser mais eficiente.

Por exemplo, você pode otimizar seus lances ao permitir que a funcionalidade de Lances Inteligentes tenha acesso aos dados, aumentando as chances de gerar conversões com as suas campanhas e de reduzir seus custos. 

8. Campanhas de remarketing mais eficientes

Mas não é só nos Lances Inteligentes que você ganha possibilidades de otimizações no Google Ads. Um dos recursos mais usados com essa integração é a importação de informações da audiência do Analytics, o que ajuda a tornar os públicos de remarketing mais precisos

Ou seja, se você tem o objetivo de voltar a alcançar usuários que já estiveram no seu site ou app antes, esse recurso facilitará o processo e vai auxiliar na obtenção de melhores resultados.

9. Configuração da codificação automática

Com a codificação automática promovida pela integração entre Google Ads e Analytics, um parâmetro é adicionado automaticamente às URLs usadas nos anúncios, o que ajuda a gerar relatórios mais completos e a acompanhar suas conversões, inclusive as que são offline.

Dessa forma, você passa a ter um acompanhamento mais detalhado pelo Google Analytics, dispensa as tarefas manuais de adicionar parâmetros às suas URLs e evitar erros na hora de captar as informações de desempenho dos anúncios.

10. Melhor entendimento do impacto da publicidade

Esta última vantagem é relacionada, especificamente, ao Google Analytics 4. Com a nova versão, você tem uma aba feita especialmente para analisar seus investimentos em publicidade e como eles impactam na jornada do cliente.

Sendo assim, é possível avaliar com precisão:

  • quais canais geram mais conversões;
  • comparação entre modelos de atribuição;
  • em quais pontos de contato os clientes realizam as conversões;
  • e insights para melhorar suas estratégias e campanhas.

Tudo isso está relacionado ao fato de que, cada vez mais, entende-se que o comportamento do cliente é complexo e não segue um processo de decisão linear. Portanto, é preciso fazer uma análise mais criteriosa sobre a integração entre os canais e como elas levam a uma venda.

Gostou de conhecer os 10 benefícios de vincular as contas de Google Ads e Google Analytics? Então não deixe de conferir também nosso artigo com 6 dicas para otimizar suas campanhas pagas!

Posts que podem ser interessantes
Comentários

Campos obrigatórios são marcados com *

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe