Business-to-business, expressão identificada pela sigla B2B, é a denominação do comércio estabelecido entre empresas, ou seja, “de empresa para empresa”.

Então, na prática, isso significa que a compra e venda de um produto ou serviço ficam concentradas entre empresas (pessoas jurídicas). Um bom exemplo para entender melhor é pensar em um supermercado que precisa repor os produtos em suas prateleiras. O supermercado compra essas mercadorias das indústrias fabricantes ou de revendedores e esse caminho é considerado uma negociação B2B.

Neste exemplo que usamos acima, é possível ver o papel do varejista, que compra mercadorias direto do fabricante e/ou do revendedor para poder vendê-las ao seu público final.

Esse modelo de negócio tem como objetivo transacionar itens ou serviços que serão revendidos ou transformados pelo comprador.

No B2B, o consumidor até pode ser o usuário final do que adquire, mas, no geral, ele faz a aquisição com o fim de renegociar o ativo comprado.

Por exemplo, uma agência de marketing digital geralmente presta serviços para outras empresas. O interessante é que muitas vezes a estratégia que a equipe de marketing vai desenvolver no projeto dos clientes será o marketing B2C. 

 

Veja mais: B2C

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *