Em julho de 2018, as plataformas do Google começaram a passar por algumas alterações e, com isso, o Google AdWords passou a se chamar Google Ads.

Muito além da mudança no nome, essa ferramenta ganhou novas funcionalidades que tornam os produtos mais práticos e direcionados para as necessidades de cada perfil de cliente.

Mas por que essa mudança foi feita e quais benefícios ela tem gerado para seus usuários?

Continue a leitura para saber como essa transformação pode refletir na criação, gestão e análise das suas campanhas!

Por que o Google AdWords se tornou Google Ads?

Google ads logo

Primeiramente, precisamos enfatizar que a iniciativa que transformou o Google AdWords em Google Ads vai muito além de uma simples mudança de nome.

Trata-se de uma evolução que acompanha as necessidades dos usuários e visa facilitar o entendimento e o uso da ferramenta, oferecendo produtos mais simples e soluções mais acessíveis.

Enquanto o nome “AdWords” se relacionava especificamente aos produtos de search, o termo “Ads” representa todas as funcionalidades disponíveis para a produção e gerenciamento de campanhas.

O Diretor de Marketing do Google na América Latina, Esteban Walther, afirmou, em entrevista para o Think With Google, que essa mudança não torna as palavras-chave menos importantes.

Pelo contrário, ele enfatiza que elas sempre serão uma etapa essencial para o planejamento de anúncios.

Porém, só o nome AdWords não transmitia a relevância das outras funcionalidades da ferramenta, como a criação de campanhas em display, vídeos e aplicativos.

Esteban revelou que a transformação foi desafiadora e exigiu muita organização por parte da empresa (já que os produtos estão disponíveis no mundo todo), mas que foi um passo necessário para o futuro do próprio Google.

Uma das etapas essenciais para a mudança foi uma pesquisa para entender as necessidades dos clientes e a forma como eles enxergavam a plataforma.

Com isso, descobriram, por exemplo, que os anunciantes confiariam muito mais em produtos que carregassem o nome Google que em soluções com outras denominações, como o DoubleClick.

Confira outras 3 mudanças feitas pelo Google

Além da mudança de nome para Google Ads, a plataforma focou em criar novas funções para seus outros produtos, que suprissem as necessidades dos usuários e facilitassem o trabalho do profissional de marketing.

Abaixo, você confere três outras transformações que focam em otimização de tempo, melhoria dos resultados e aumento de lucro das empresas, respectivamente.

1. Campanhas Smart

Além da mudança no nome, o Google Ads passou a ter uma funcionalidade muito interessante para pequenas empresas: as campanhas smart.

Com o objetivo de auxiliar gestores a otimizarem seus recursos, esse novo modelo de criação de anúncios ajuda a automatizar o processo, facilita as principais ações do usuário (como a definição de palavras-chave) e, consequentemente, faz com que os empreendedores tenham mais tempo para focar em outras necessidades do negócio.

2. Google Marketing Platform

Uma das novidades que acompanha a mudança no Google Ads é a integração do DoubleClick com o Google Analytics 360 e a formação do Google Marketing Platform.

Em uma só plataforma, o usuário encontra uma grande diversidade de funções, como o Display & Video 360 e o Tag Manager 360, por exemplo.

De acordo com Esteban Walther, essa união entre publicidade e análise de dados ajuda o profissional a compreender a jornada de compra do consumidor e a ter melhores insights para suas estratégias.

Dessa forma, as equipes de criação e mídia conseguem trabalhar de uma maneira mais integrada e planejar as campanhas com uma visão muito mais completa.

3. Google Ad Manager

Por fim, não podemos deixar de falar do Google Ad Manager, a plataforma que unificou as funcionalidades do DoubleClick for Publishers e o DoubleClick Ad Exchange.

Com isso, os produtores de conteúdo poderão aumentar a receita de seus anúncios e gerir seus lucros de uma forma muito mais fácil, estratégica e focada em resultados.

A partir dessas otimizações, o Google mostrou, mais uma vez, que é uma empresa que acompanha as constantes transformações do mercado de publicidade e está atenta às necessidades de seus usuários.

Agora que você já conhece as mudanças que revolucionaram as campanhas do Google, vale a pena conferir também o nosso artigo sobre todas as funcionalidades do novo relatório de Google Ads do Reportei!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *