Um cronograma de postagens é essencial para guiar as ações nas redes sociais. Saiba como criar o seu!

Ter um cronograma de postagem para guiar a produção de conteúdo nas redes sociais é uma das maneiras mais eficazes de garantir organização, variedade e frequência de publicações.

Por isso, preparamos este artigo especialmente para auxiliar você a criar um modelo em apenas 6 passos, levando em consideração a ferramenta ideal, os canais usados, a frequência de postagens, entre outros pontos importantes. Continue a leitura para conferir!

Por que criar um cronograma de postagens para as redes sociais?

Antes de falarmos sobre as dicas para criar um bom cronograma de postagem para redes sociais, é essencial lembrarmos da importância dessa ferramenta para a sua estratégia de marketing digital.

Como têm o objetivo de gerar engajamento com o público e estreitar o relacionamento, as mídias sociais, como Instagram, Facebook e Twitter, precisam ser constantemente atualizadas com conteúdos relevantes.

Sendo assim, o planejamento das publicações se torna essencial para que você, além de garantir a recorrência, ofereça soluções à sua persona a partir de assuntos variados e aproveite os mais diferentes formatos que cada rede social oferece.

Assim, você evita que seus perfis/páginas se tornem meros canais de vendas, e aposta em uma comunicação mais interativa, informativa e valiosa para os seus seguidores.   

Saiba como criar seu cronograma de postagens em 6 passos

Agora que você já sabe por que o cronograma de postagens é fundamental para suas ações nas redes sociais, é hora de começar a estruturar o seu. Vamos lá?

1. Escolha uma ferramenta para construir o cronograma

Um cronograma de postagem nas redes sociais precisa ser, antes de tudo, visual, fácil de identificar os conteúdos propostos e acompanhá-los.

Muitos profissionais de marketing utilizam o Excel ou o Google Sheets para estruturar esse calendário, uma vez que fica mais fácil criar layouts que destaquem as informações mais importantes, como data de publicação, editoria, briefing de conteúdo, entre outros pontos que serão abordados nos próximos tópicos.

calendário de posts nas redes sociais

2. Organize os conteúdos de acordo com os canais usados

Se você utiliza diferentes redes sociais em sua estratégia, é importante organizar seu conteúdo de acordo com os canais e os formatos que cada um possibilita. 

No caso de utilizar uma planilha como ferramenta, por exemplo, você pode deixar uma aba separada para cada mídia. Isso fará com que evite, assim, qualquer confusão e tenha uma visão mais ampla das ações planejadas e desenvolvidas a cada mês.

3. Guie seu planejamento por meio de editorias

Para que seu cronograma de postagem seja efetivo, é preciso que você tenha um espaço para as editorias que guiam os assuntos tratados em seus conteúdos. 

Elas vão ajudar você a trabalhar com variedade e a evitar que as publicações sejam muito repetitivas. Veja, abaixo, algumas editorias que são comumente trabalhadas nas redes sociais:

  • Dicas;
  • Divulgação de produtos/serviços;
  • Institucional;
  • Divulgação de artigos do blog;
  • Datas comemorativas.

4. Fique de olho no calendário e em referências

Por falar em datas comemorativas, um bom planejamento de postagens deve levar em consideração os dias mais importantes para o negócio, porque eles criam maior conexão com o público.

Desde as datas tradicionais (como Natal, Ano Novo e Páscoa) até as mais específicas ou eventos realizados pela sua empresa/cliente, você tem a opção de criar conteúdos para homenagear, educar ou interagir com os usuários.

Além disso, seja para posts de datas comemorativas ou de outras editorias, lembre-se de buscar referências que ajudem a tornar os assuntos mais interessantes e a inovar em seus conteúdos.

5. Estabeleça a frequência de postagens

Ter periodicidade em suas postagens é essencial não só para manter o público informado e atualizado, mas também para aumentar o alcance do perfil/página. Se não há uma frequência definida, a rede social vai cada vez menos dar destaque a seus conteúdos.

Para ajudar nesse quesito, deixe um espaço no layout do cronograma para determinar a data de publicação e também os prazos de produção de cada post.

6. Acompanhe regularmente os status dos conteúdos

Afinal, não adianta criar um cronograma todo organizado e não manter os status das postagens sempre atualizados, não é mesmo?

Então não deixe de criar uma coluna especificamente para acompanhar o andamento da produção, solicitando à equipe para que sempre preencha essa área com que o está por fazer, o que já foi produzido e publicado. Dessa forma, ninguém se perde em meio às ações.

E aí, gostou das nossas dicas sobre como criar um cronograma de postagem para redes sociais? Então chegou o momento de colocar a mão na massa e desenvolver o seu!

Aproveite para ler também: Dashboard para redes sociais: o que é e 5 vantagens do uso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *