Contrato de marketing digital: por que utilizar com seus clientes?

Contrato de marketing digital: por que utilizar com seus clientes?
Preparamos um artigo especialmente para explicar a importância dos contratos para o crescimento da sua empresa e demonstrar como você pode regulamentar a sua relação com o cliente de forma rápida e prática. Acompanhe!

O contrato de marketing digital é, antes de tudo, um instrumento jurídico que viabiliza a negociação segura com os clientes de uma agência.

Sua base é a construção de uma relação de confiança entre as partes envolvidas, que se comprometem com a realização dos serviços acordados e, simultaneamente, se protegem de possíveis prejuízos durante o projeto.

Por isso, preparamos um artigo especialmente para explicar a importância dos contratos para o crescimento da sua empresa e demonstrar como você pode regulamentar a sua relação com o cliente de forma rápida e prática. Acompanhe!

Como o contrato de marketing digital auxilia na negociação com o cliente?

Criar um contrato de marketing digital para reger as suas negociações é um dos primeiros passos para começar a reter clientes e tornar a agência mais estável financeiramente.

Isso porque esse instrumento carrega uma série de vantagens que fazem com que o projeto siga um caminho definido e esperado pelas duas partes.

Veja, abaixo, quatro desses benefícios, que tornam o contrato de marketing digital a melhor opção para agências que desejam se desenvolver e alcançar a estabilidade.

1. Maior previsibilidade

A previsibilidade é uma das maiores vantagens que um contrato de marketing digital pode gerar para uma agência.

Por meio dele, é possível alinhar as expectativas das duas partes envolvidas, definir o que se espera de cada uma e evitar futuros prejuízos caso um dos lados desista do projeto.

Portanto, esse documento deve conter todas as informações relacionadas a prazos de entrega, às especificações dos serviços, direitos e deveres do contratado e do contratante, o valor combinado e a forma de pagamento.

Se o acordo for longo, você terá mais tranquilidade para planejar a conta e gerenciar o contrato desse cliente.

Mesmo que o contrato seja mais curto, você ainda terá a oportunidade de se preparar para futuros possíveis que levem a uma renovação ou à finalização do projeto.

2. Segurança jurídica

A elaboração de um contrato de marketing digital é um passo extremamente importante para garantir uma negociação que seja segura tanto para a sua agência quanto para os seus clientes.

Afinal, é nele que estão detalhados todos os direitos e deveres das partes envolvidas, gerando maior estabilidade durante o período estipulado para a prestação dos serviços.

Caso você perceba, pelo seu controle de pagamentos, que um cliente deixou de pagar, por exemplo, o contrato deve ser utilizado como argumento para comprovar que as obrigações dele não foram cumpridas.

O mesmo vale para problemas relacionados à rescisão de contrato e pagamento de multa, falta de compromisso com os prazos e cobranças indevidas a respeito das atividades exercidas.

Dessa forma, fica mais fácil definir quais atitudes serão necessárias para regularizar cada situação e evitar que a sua agência tenha grandes prejuízos.

3. Definição dos pré-requisitos do projeto

Uma das obrigações do contratante que faz parte do contrato de marketing digital são os pré-requisitos necessários para que o projeto seja executado.

Se for uma gestão de redes sociais, por exemplo, o cliente deve se responsabilizar por todo o material para o desenvolvimento do serviço, como o logotipo em formato compatível com os programas utilizados na agência e o conteúdo institucional para o início do planejamento das postagens.

Vale lembrar que quanto mais detalhada estiver a cláusula relacionada aos deveres do contratante, mais segurança você terá para desenvolver as atividades ligadas às suas obrigações.

4. Alinhamento das entregas

Mais uma vez destacamos a importância do alinhamento entre as expectativas do cliente com as entregas que serão feitas a ele durante o projeto.

Os serviços e os prazos serão discutidos e acordados, mas apenas o contrato é capaz de garantir que tudo seja cumprido segundo o que foi combinado inicialmente.

Portanto, especificar ao máximo cada detalhe das entregas é uma forma de evitar o desgaste causado por cobranças indevidas ou pela falta de alinhamento entre as partes.

Além disso, caso o cliente peça algo fora do que foi descrito no contrato, há mais facilidade na hora de negociar e justificar um possível aumento no preço do projeto.

– Leia também: Briefing de Social Media: 10 passos para montar o seu

Elaborar um contrato de marketing digital pode ser mais fácil do que se imagina

A elaboração de um contrato de marketing digital pode parecer uma tarefa difícil quando pensamos em todas as informações e cláusulas que ele deve conter.

Primeiramente, é preciso saber que existem, de fato, algumas cláusulas básicas que regem a relação entre contratante e contratado, assegurando que as duas partes estejam sempre em dia com seus deveres.

Mas, é claro, isso não impede que a agência faça ajustes para adequá-las à sua realidade ou acrescente informações relevantes para o desenvolvimento dos serviços.

Como falamos anteriormente, a especificação dos prazos e das entregas é essencial para que não haja abertura para dúvidas ou erros que sejam um risco para a negociação.

Por isso, para facilitar essa etapa de elaboração do contrato de marketing digital, o Reportei criou o gerador de contratos: uma ferramenta gratuita e própria para auxiliar profissionais a regulamentarem os acordos feitos com seus clientes.

Em poucos minutos, você preenche as informações referentes à sua agência, à empresa contratante e ao projeto, gerando um contrato automaticamente.

Todos os termos do modelo disponibilizado pelo Reportei foram revisados por advogados e contadores, possuindo descrições completas e específicas para:

  • Serviços prestados;
  • Obrigações das duas partes envolvidas;
  • Valores e formas de pagamento;
  • Prazos e cronograma;
  • Rescisão e alteração das cláusulas;
  • Multa por atraso no pagamento;
  • Condições gerais da relação;
  • Eleição do foro para resolução de possíveis conflitos.

O melhor é que, após o download do documento, você pode fazer ajustes nas cláusulas para que elas fiquem mais alinhadas aos seus processos internos.

Dessa forma, com praticidade e rapidez, você consegue assegurar os seus interesses e os do contratante, estimulando a confiança entre agência e cliente.

Para começar a regularizar a relação com seus clientes agora mesmo, basta acessar o gerador de contratos do Reportei e elaborar o seu contrato de marketing digital em poucos minutos!

IR PARA SEU TÓPICO
Posts que podem ser interessantes
Comentários

Campos obrigatórios são marcados com *

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Brenda Lopes Cordeiro disse:

    Oi, tudo bem? Eu trabalho como CLT, mas também faço alguns freelas de identidade visual. Posso baixar o contrato e começar a usar normalmente? Ou preciso passar por algum advogado e registrar em cartório?

    Estou interessada em começar a usar contrato e queria matar essas dúvidas, se puder me ajudar 😀

Compartilhe