Se você tem acompanhado o blog do Reportei, já deve ter visto nossos últimos posts, onde falamos sobre a importância de definir um Planejamento de Marketing Digital e também as personas da sua estratégia.

 

Depois dessas duas etapas iniciais ― e cruciais ― você já pode gerenciar as próximas ações do seu plano de marketing. A criação de um blog é uma das primeiras etapas adotadas em muitas estratégias de sucesso. Sabe o porquê?

Por que o blog?

O blog é uma forma eficaz de aumentar o conhecimento sobre sua empresa, a aquisição de novos clientes, a reputação do seu negócio e gerar promotores da sua marca. Segundo dados da Rock Content, empresas que produzem conteúdo nos seus blogs recebem até 55% mais tráfego em seus sites e 57% dos negócios que utilizam essa estratégia afirmam ter conquistado mais clientes com ela.

 

Para manter a periodicidade e um nível de qualidade no seu blog é preciso se programar (assim como em muitas processos no marketing). Por isso, chegou a hora de montar um calendário editorial e começar a fazer sucesso com o seu blog hoje mesmo!

Criando o calendário editorial

O calendário editorial é o cronograma de todos os conteúdos da sua estratégia de marketing digital. Com ele você terá controle sobre:

 

  • Prazos de publicação;
  • Pautas e temas para postar;
  • Proporção de conteúdos de topo, meio e fundo de funil;
  • Palavras-chave utilizadas;
  • CTAs e links usados;
  • Divulgação em redes sociais.

 

Tomando como base nosso modelo de calendário editorial ― que usamos para os conteúdos do blog do Reportei ― você pode montar seu calendário adaptando-o à sua necessidade.

 

Se preferir, fique à vontade para baixar o nosso modelo pronto no final desse post. A seguir, vamos explicar os dados que utilizamos no nosso modelo para que você possa compreender os pontos essenciais de um calendário editorial.

Data

Planeje a data de postagem de cada publicação. Lembre-se de alinhar as datas para manter uma periodicidade no blog ou construir uma sequência lógica quando você estiver fazendo uma série de posts, por exemplo.

Tipo de post

Crie categorias para seus posts, a longo prazo ficará mais fácil observar aquilo que você tem feito em maior ou menor quantidade. Também é interessante categorizar os conteúdos de acordo com as fases do funil de vendas.

Palavras-chave

Escolha as palavras-chave do texto. Pense que elas são como tags que vão possibilitar os usuários a encontrar seu conteúdo. Confira nesse vídeo algumas dicas para uma boa pesquisa de palavras-chave.

Pauta

Crie um título para seu texto. Pode ser que o nome mude durante a produção ou após uma pesquisa aprofundada de palavras-chave, mas essa etapa é apenas para fins de identificação.

Descrição

Descreva resumidamente o assunto a ser tratado no post. Não precisa se estender muito, coloque apontamentos iniciais e deixe as ideias fluírem no momento da produção.

CTA

Defina a “Call to Action” e o(s) link(s) que estarão no conteúdo: um banner para alguma landing page, links internos para o seu próprio blog, links externos complementares, etc.

Persona

Alinhe quais conteúdos serão direcionados para cada persona, caso trabalhe com apenas uma, pode pular essa etapa.

Responsável

Se você trabalha em equipe, delimite quem produzirá cada demanda. Assim, todos podem organizar as suas individualmente, fazendo o planejamento fluir bem melhor.

Status

O conteúdo já começou a ser produzido? Está pronto para ser postado ou está em revisão? Sempre atualize os status de produção, assim você não se perde com os prazos estabelecidos.

URL post

Depois de pronto, coloque o url da publicação. Em algumas plataformas é possível gerar o link antes mesmo de postar. Crie links amigáveis, não se esqueça que eles também fazem parte das boas práticas de SEO!

O nosso Modelo de Calendário Editorial está disponível para download juntamente com o nosso Template de Planejamento de Mídias. Baixe nossos templates e tenha controle sobre todas as etapas da sua estratégia de marketing digital!

 

Faltou alguma informação no nosso calendário que você gostaria de acrescentar? Deixe a sua sugestão nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *