Em busca de trabalhos como freela? Confira nossa lista com os 5 principais apps para freelancer

Seja para iniciar uma carreira ou ter o trabalho por conta própria como uma renda extra, os apps para freelancers são excelentes canais para encontrar boas oportunidades de serviços online.

São diversos os aplicativos disponíveis para mediar a relação entre profissionais e clientes. E o melhor de tudo é que eles proporcionam muito mais facilidade para você buscar projetos e acompanhar o andamento das suas propostas, já que tem todas as informações na palma da mão.

Porém, como já dissemos em nosso artigo com indicações de sites para freelancers, por se tratar de um trabalho informal, é importante sempre:

  • se cadastrar em vários apps para freelancer, para garantir o acesso a mais oportunidades de trabalho;
  • e não se prender a apenas um cliente, mesmo que ele seja recorrente e pague bem. Isso porque, se ele resolver encerrar o serviço, você perderá sua renda.

Visto isso, é hora de conferir a nossa lista com os cinco principais apps para freelancers, seus benefícios e a compatibilidade de cada um. Vamos lá?

1. Freelancer

Muitos sites grandes e conhecidos de freelas também possuem apps para tornar a conexão entre clientes e profissionais mais prática. Um deles, por exemplo, é o Freelancer

Disponível para download em smartphones com sistema Android e iOS, a plataforma oferece serviços em diversas áreas, como marketing digital, design e finanças. Dessa forma, basta se cadastrar, preencher as informações do perfil de uma maneira completa e iniciar o contato com possíveis clientes.

Os pagamentos são feitos por meio da plataforma, o que torna o processo mais seguro para as duas partes, e o app ganha comissões a cada projeto concluído. No entanto, apesar de o cadastro ser gratuito, para ter destaque nos anúncios, é preciso que o freelancer pague pelo benefício.  

2. Workana

Outro grande site que se destaca entre os aplicativos de freelancer é a Workana, que também oferece oportunidades em diversos setores, desde marketing até a área de engenharia. 

Sua compatibilidade é apenas com o sistema Android e o app é bastante completo. Os clientes cadastram os projetos e os profissionais podem enviar propostas para que o contratante escolha o que mais se adequa às suas necessidades. 

Assim como o Freelancer, o pagamento é intermediado pela plataforma e fica disponível após a conclusão do job. Por outro lado, a concorrência é muito grande. Então tanto as propostas quanto seu perfil devem ser caprichados para conquistar a confiança do cliente! 

3. GetNinjas

Bastante conhecido por oferecer uma grande variedade de serviços, o GetNinjas tem um app gratuito e disponível para Android e iOS, o que torna a busca por novos trabalhos muito mais simples. 

Ao contrário das plataformas anteriores, esta promove a conexão entre clientes e profissionais, mas não se envolve na negociação. Sendo assim, o contratante, ao cadastrar uma nova necessidade de serviço, pode receber até quatro propostas de trabalhadores próximos à sua localização e escolher a melhor.

Um grande ponto positivo é que o app é gratuito e só recebe uma comissão pela negociação. No entanto, para que o perfil tenha mais destaque e mais acesso a clientes, é possível comprar moedas virtuais e pagar pelo benefício.

4. 99Freelas

Outro app para freelancer que ganha bastante visibilidade em áreas relacionadas a marketing digital é o 99Freelas. Ele está disponível apenas para Android e segue um processo muito parecido com a Workana, em que clientes cadastram seus pedidos e profissionais enviam suas propostas.

Uma grande vantagem da plataforma é que ela permite a criação de um perfil bastante completo, muito parecido com um currículo, e que é acompanhado pelo seu portfólio, o que facilita a avaliação por parte dos contratantes.

Além de ofertar um plano gratuito, o 99Freelas possui um plano pago, o que entrega mais vantagens para que os freelas se destaquem no aplicativo.

5. Fiverr

Para quem tem o inglês na ponta da língua, vale a pena conhecer a Fiverr: uma plataforma que se destaca no mundo todo e, com isso, amplia ainda mais suas oportunidades de trabalho.

Compatível tanto com o sistema Android quanto com iOS, ela oferece a conexão entre clientes e profissionais para serviços de design, marketing digital, edição de vídeos, lifestyle, negócios, redação, programação e muito mais. 

As negociações são feitas totalmente por meio da plataforma, que recebe uma comissão por isso, e os clientes podem tanto escolher seu perfil quanto publicar uma vaga para receber propostas. 

Gostou das nossas indicações de apps para freelancer? Então não deixe de conferir também o nosso artigo com 8 ferramentas de produtividade indispensáveis para a rotina de quem trabalha com freelas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *