Os testes A/B no Facebook Ads podem melhorar (e muito) os resultados das suas campanhas
A criação de testes A/B no Facebook Ads é um método bastante valioso para quem deseja comparar os resultados dos anúncios veiculados com a finalidade de desenvolver campanhas mais estratégicas no futuro.
Se você tem dúvidas sobre qual posicionamento é melhor para os seus anúncios ou qual público-alvo gera mais engajamento, por exemplo, o ideal é apostar nessas comparações para tornar o seu trabalho mais eficaz.
Com isso, os seus investimentos se tornam mais promissores e você consegue construir um caminho mais certeiro para alcançar a sua audiência com o tipo de conteúdo que ela deseja receber.
Portanto, além de aumentar o engajamento, você também melhora o seu custo-benefício e aprimora o desempenho de acordo com o objetivo de campanha escolhido.
Abaixo, você confere como funcionam os testes A/B e qual é o passo a passo para criá-los no Gerenciador de Anúncios. Vamos lá?
Como funcionam os testes A/B?
Os testes A/B no Facebook permitem que você crie vários conjuntos de anúncios e realize comparações a partir de variáveis diferentes.
No entanto, ao elaborar um novo teste, você só pode definir uma variável para acompanhar, uma vez que é preciso saber, de fato, o que foi alterado e quais resultados essa mudança gerou para a sua campanha.
Durante a veiculação, o público é distribuído em grupos aleatórios, o que ajuda a garantir o equilíbrio na hora de exibir os anúncios e a aquisição de dados de comparação mais legítimos.
Dessa forma, quando uma campanha chega ao fim, é calculado o custo por resultado de cada conjunto de anúncio e o que obtiver melhor desempenho vence o teste.
O anunciante recebe, então, todas as informações por e-mail e pode utilizá-las para planejar campanhas mais estratégicas e eficazes a partir dessas análises.
Objetivos de campanha disponíveis
Para realizar testes A/B no Facebook, a sua campanha deve estar atrelada a um dos seguintes objetivos disponíveis na plataforma:
- objetivos de reconhecimento: reconhecimento da marca e alcance;
- objetivos de consideração: tráfego, envolvimento, instalações do aplicativo, visualizações do vídeo, geração de cadastros e mensagens;
- objetivos de conversão: conversões e vendas do catálogo.
Variáveis para testes A/B
Como dissemos anteriormente, ao criar testes A/B no Facebook, você pode realizar comparações a partir de apenas uma variável por vez. Com isso, é possível analisar:
- posicionamentos: faz comparações tanto entre plataformas (Facebook e Instagram) quanto entre posicionamentos (feed ou stories) para descobrir quais são os mais eficazes para uma campanha;
- público-alvo: testa público distintos para entender qual deles está mais inclinado a interagir com seus anúncios e melhorar o desempenho do seu engajamento;
- otimizações de veiculação: realiza uma comparação entre diferentes eventos de otimização para definir qual deles é mais eficaz para a campanha. Se o seu objetivo for gerar tráfego, por exemplo, você pode direcionar um grupo de anúncios para cliques na página de destino e outro para cliques no link;
- criativo: é possível criar entre duas e cinco versões do anúncio para testar imagens, textos, vídeos, títulos e/ou Call-to-Actions (CTAs). Para conseguir enxergar com clareza qual alteração obteve melhores resultados, o ideal é mudar apenas um elemento criativo por campanha;
- conjuntos de produtos: ajuda a entender qual conjunto de produtos do seu catálogo no Facebook apresenta um melhor desempenho nas campanhas direcionadas para o objetivo de vendas do catálogo.
Como criar um teste A/B no Facebook Ads?
O passo a passo para criação de testes A/B no Facebook Ads é muito simples e rápido. Veja, a seguir, o que deve ser feito em cada etapa:
- A partir da primeira lista que disponibilizamos acima, defina qual será o objetivo da sua campanha.
- Ainda na página inicial da campanha, selecione a opção de criar um teste A/B, escolha a variável que irá mensurar e clique em “Continuar”.
- Levando em consideração o seu objetivo e a sua variável, este é o momento de configurar a sua campanha para saber exatamente o que irá comparar em cada grupo de anúncios.
- Determine qual será o orçamento e o período de veiculação da sua campanha. O próprio Facebook recomenda, em seu artigo sobre testes A/B, a definição de um período entre três e 14 dias para gerar resultados mais confiáveis e precisos.
- Por fim, é só escolher as imagens, textos e CTAs para os seus anúncios e enviá-los para análise.
Ao fim do período de testes, você deve aproveitar os dados disponibilizados pelo próprio Facebook para extrair as informações mais relevantes sobre custo-benefício, engajamento e desempenho de acordo com o objetivo escolhido.
Esse acompanhamento é essencial para que você tenha base para elaborar novas comparações e crie campanhas mais eficazes para o desenvolvimento do seu negócio.
Quer ir além dos testes A/B e obter resultados ainda melhores para seus anúncios? Então não deixe de conferir também nossas 6 dicas incríveis para otimizar suas campanhas de Facebook Ads!