Utilize o SEO local para aumentar a visibilidade do seu negócio no Google

O posicionamento de empresas por meio de estratégias de SEO (Search Engine Optimization) local tem se tornado uma prática cada vez mais comum para quem deseja se destacar no Google em nível regional.

Isso acontece, principalmente, porque as pessoas estão cada vez mais preocupadas em pesquisar um determinado produto ou serviço antes de adquiri-lo – elas precisam de alguma informação ou avaliação prévia.

Ou seja, para quem tem uma presença orgânica forte na internet e sabe utilizar a geolocalização (Google Maps) a seu favor, isso significa ter maiores chances de atrair clientes para uma loja física, clínica, restaurante, escritório, entre outros estabelecimentos.

Tratar-se, portanto, de oferecer uma resposta rápida para quem procura por uma solução na sua cidade ou informações relevantes para quem busca diretamente pelo seu negócio. 

Ficou curioso(a) sobre como o SEO local pode auxiliar na visibilidade da sua empresa? Então acompanhe nosso artigo sobre a importância e as otimizações que devem ser feitas para você aparecer no Google!

Por que apostar em estratégia de SEO para a sua região?

Quem desenvolve uma estratégia de SEO local para posicionar um estabelecimento físico no Google está muito à frente de concorrentes que ainda não entenderam que o perfil do consumidor mudou e agora é muito mais exigente.

Imagine que uma pessoa viaje a trabalho para a sua cidade e esteja procurando por um restaurante japonês para marcar uma reunião importante na hora do almoço. 

Como não conhece nada da sua região, as chances de ela pesquisar pelos locais mais próximos, horários de funcionamento, avaliações e até a possibilidade de realizar uma reserva online são muito altas!

Se você estiver entre os primeiros resultados e atender às expectativas desse potencial cliente, é claro que ele vai querer ir até o restaurante ao invés de bater perna na rua – e perder seu precioso tempo – em busca de outras possibilidades. 

Então fica a dica a partir do exemplo acima: ter uma presença no Google é essencial para o seu negócio se destacar, atrair novos públicos, receber mais visitas e, consequentemente, vender mais – tudo isso sem ter a necessidade de investir em mídias pagas

Além disso, o SEO local ajuda aumentar a sua autoridade. Quanto mais completas forem as informações disponibilizadas, mais confiança você irá gerar nos usuários que o encontram no mecanismo de busca.

4 dicas para começar a trabalhar com SEO local

Assim como as estratégias de SEO gerais, as locais também seguem as regras de otimização para pesquisa e ranqueamento no Google. 

Mas, é claro, algumas ferramentas e dicas extras podem fazer toda a diferença para obter bons resultados para a sua região. Abaixo, nós listamos o que não pode ficar de fora das suas ações!

1. Crie um perfil no Google Meu Negócio

Essa é, sem dúvidas, uma das ferramentas mais importantes para iniciar a sua estratégia de SEO local. Se você ainda não tem um perfil do Google Meu Negócio, considere fazer o seu o quanto antes!

Ao inserir sua empresa na plataforma, você consegue cadastrar seu endereço, telefone, site, horário de funcionamento, mapa de localização e outras informações que podem influenciar diretamente na decisão dos usuários que querem encontrá-la.

Você também pode publicar fotos e vídeos do seu estabelecimento ou postagens sobre eventos e novidades do seu dia a dia.

Quanto mais você movimentar seu perfil e mantê-lo atualizado, maiores serão as chances de conquistar a confiança do Google e aparecer nas primeiras posições dos resultados

Quer ir além? Então aproveite para habilitar funções para que potenciais clientes façam agendamentos ou enviem mensagens por chat para tirar dúvidas sobre o seu negócio. 

Com isso, você facilita a rotina dos usuários e gera um relacionamento mais próximo com eles.

2. Estimule as avaliações dos seus clientes

Uma das funcionalidades mais relevantes do Google Meu Negócio é a permissão de avaliações por parte dos clientes que adquiriram seus produtos ou serviços.

Lembra que falamos que os consumidores estão cada vez mais exigentes? Então, isso significa que eles querem pesquisar e conhecer as experiências de outras pessoas antes de terem as suas próprias.

O “boca a boca digital” está cada vez mais forte e pode ser um ponto importante de decisão para o seu público. 

Por isso, além de incentivar que seus clientes façam avaliações no Google Meu Negócio (ou em outras plataformas, como o TripAdvisor), você deve usar esse recurso como forma de gerar interação e relacionamento.

Sendo assim, sempre responda a todas as avaliações, mesmo que elas sejam negativas. Tentar entender o lado dos seus clientes e oferecer soluções mostra que você se preocupa com as experiências deles e tem disposição para aprimorar seu atendimento ou produto.

3. Tenha um site otimizado

Toda estratégia de SEO deve levar em consideração as otimizações do site da empresa

Para fazer isso em nível local, você pode apostar em ações simples, como preencher as informações de contato (telefone, endereço e mapa de como chegar) nas suas páginas e trazer depoimentos de clientes para aumentar ainda mais a sua autoridade.

Além disso, você deve pesquisar palavras-chaves específicas para a sua localização e trabalhar com elas no seu conteúdo. Isso irá auxiliar muito no ranqueamento para a sua cidade ou região.

Por fim, nunca se esqueça de que o seu site precisa ser responsivo. Ou seja, também deve oferecer uma boa experiência para usuários de dispositivos mobile que desejam conhecer a sua empresa.

4. Produza conteúdo para a sua região e faça parcerias

Produzir conteúdo a nível local pode fazer uma grande diferença para atrair mais potenciais clientes para o seu negócio.

Portanto, se o seu site ainda não tem um blog, considere construir um e direcioná-lo para a divulgação de informações, eventos, notícias e assuntos relacionados à sua cidade ou região.

Faça uma pesquisa de palavras-chave para entender o que as pessoas mais buscam e ajude a oferecer as soluções que elas procuram. 

Se possível, faça também parcerias com blogs locais que estejam relacionados à sua área de atuação. Afinal, receber backlinks é uma etapa importante em qualquer estratégia de SEO e pode fazer uma diferença e tanto no reconhecimento de autoridade pelo Google. 

Agora que você já conhece as principais dicas de SEO local, é hora de fazer seu negócio se destacar ainda mais na sua cidade ou região.

Para tornar os seus resultados ainda melhores, confira também o nosso artigo com 5 dicas para otimizar o seu perfil no Google Meu Negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *