Este post é uma indicação de uma empresa parceira do Reportei ;D

Satisfazer o cliente virou algo básico para as empresas, hoje em dia, a obrigação mínima de cada uma delas é suprir todas as  necessidades  deles e mantê-los como centro dos seus negócios. Sabendo disso, como fazer para ir além? A resposta é simples: saber escolher os melhores meios para se comunicar com o cliente e diferenciar a sua mensagem em cada um deles.

Um dos melhores meios para isso é  usar uma ferramenta de SMS Marketing.  Entenda melhor como utilizá-la, para surpreender seus clientes e fazer com que eles sejam fidelizados.

SMS: Uma ferramenta ao alcance das mãos dos cliente

Para surpreender o cliente, é importante começar pelo básico: estar onde ele está. Hoje em dia, ao estar presente em um meio que está interligado com a telefonia móvel, é uma grande vantagem. Hoje em dia já são mais de 230 milhões de smartphones ativos no Brasil.

É dentro deste cenário que o SMS se destaca, ele está nas mãos do consumidor e se diferencia ao impactar seu público sem haver a necessidade que ele esteja conectado á internet. O interessante é que existe um tipo de plataforma, conhecida como ferramenta de SMS Marketing, que pode ajudar no processo do envio.

Porém, em meio a tantas mensagens que um consumidor recebe a cada dia, é importante saber das técnicas para se destacar e de fato, surpreender o cliente com o envio das mensagens texto por meio uso de uma ferramenta SMS Marketing:

Técnicas para surpreender o público-alvo com uma ferramenta de SMS Marketing

#1.Escolha a ferramenta de SMS Marketing ideal

Para começar uma estratégia fazendo o uso do SMS Marketing, o primeiro a ser feito é escolher a ferramenta de SMS Marketing ideal. O interessante é sempre prezar pelas que possuem a opção de automação, análises de resultados, criação de cenários e conexão com outros canais de marketing.

#2. Utilize o SMS Marketing para enviar mensagens curtas, rápidas e diretas

O SMS Marketing é um meio que funciona bem através do uso da praticidade e criatividade. Por isso, é importante entender que para funcionar bem, é necessário ser direto nas mensagens de maneira diferenciada. Iniciar a mensagem com uma frase de impacto, ou com um questionamento que  faça o destinatário refletir sobre algum tema que é importante para ele, são maneiras de prender a sua atenção e fazer com que ele tome uma reação sobre o que está lendo.

A ação pode ser um clique em um CTA (call-to-action, que traduzido ao português seria “Chamada para ação”), sendo ele um link ou uma frase de chamada para o comparecimento em um estabelecimento comercial ou para a realização de uma ligação telefônica.

PS: Outro ponto importante aqui é se atentar ao limite de texto permitido pela ferramenta de SMS Marketing escolhida para realizar o envio. Normalmente o número ideal é de 160 caracteres, podendo variar para um pouco mais ou menos, dependendo da plataforma utilizada.

 

#3. Personalize cada mensagem

Sempre que possível, personalize uma mensagem para o seu destinatário, é sempre assertivo fazer isso. A sua ferramenta de SMS marketing pode permitir essa customização!

Colocar o nome do cliente, uma data em específico (caso seja aniversário do cliente, por exemplo), direcionar a mensagem de maneira “única” ao destinatário, é uma maneira de surpreendê-lo e fazer com que ele se sinta especial, o que nem toda marca sabe fazer bem.

Por isso, ao construir uma estratégia de SMS Marketing, é importante pensar onde podem ser inseridas personalizações nas mensagens. Pode parecer uma coisa pequena, mas é algo que faz toda a diferença, afinal não são todas as empresas que entendem a importância desse conceito.

Quando alguém é chamado pelo nome, é inegável que a mensagem é totalmente direcionada à  esta pessoa, independente do meio  em que será enviada. Esse é só um exemplo de como a personalização pode realmente impactar e surpreender.

Por isso é importante ter em mente quais são os itens que serão utilizados para a personalização e implementá-los na ferramenta de SMS Marketing na hora de enviar a campanha.

#4. Presenteie o cliente

Nada melhor para surpreender do que um presente, não é mesmo? O SMS Marketing é um meio em que há uma grande possibilidade de fazer isso de algumas maneiras.

Pode ser enviada uma mensagem contendo um cupom de brindes em que o cliente pode resgatar algo gratuitamente, ou ter desconto em algum produto em especial.

Outras formas de utilizar o SMS Marketing como um meio para presenteá-lo é utilizar o meio como uma forma para convidá-lo para eventos especiais, como para a inauguração de uma loja, ou um evento promovido pela empresa em que seus clientes são considerados como convidados especiais.

#5. Crie um fluxo de comunicação com o destinatário

Por meio das mensagens de texto, se  permite a criação de um cenário automático, ou seja, de um fluxo de comunicação, uma conversa que pode ser realizada com o destinatário através de diferentes mensagens, por meio de uma ferramenta de SMS Marketing. Isso acontece através de plataformas que são feitas exatamente para isso. É possível inserir um primeiro SMS e seguir com o envio de outros para realizar  “ uma conversa com o destinatário”.

O mais interessante de tudo isso, é que a conversa pode continuar dependendo da ação do destinatário em relação a mensagem, se ele a abriu ou não ou se clicou nela.

Um exemplo de cenário, seria do case que pode ser encontrado abaixo:

CASE/ EXEMPLO DE UM CENÁRIO AUTOMÁTICO DE SMS MARKETING

Uma empresa decide enviar uma campanha de aniversário para sua base de clientes, e então decide criar uma sequência de mensagens para se comunicar com os seus clientes aniversariantes.

Essa companhia decidiu separar uma oferta especial, como um presente de aniversário aos seus clientes aniversarianrtes, para isso acontecer, eles pensaram em enviar duas mensagens distintas. Com duas promoções diferentes para os clientes que clicassem nos dois primeiros SMS enviados e uma promoção para os que clicassem somente em um dos envios.

No primeiro envio é  disparada uma mensagem falando da promoção e direcionando para um link para que o cliente possa acessá-la:

Depois dessa mensagem a empresa deseja continuar a comunicação com os destinatários, por meio de duas ações diferentes de acordo com os seus comportamentos em relação ao primeiro envio.

Os que clicaram no primeiro SMS receberam outra promoção:

Para a base que não reagiu ao primeiro envio, o segundo envio sería um lembrete da primeira oferta sugerida:

Ao observar esse exemplo, se conclui que para surpreender o cliente, é importante também enviar mensagens baseadas no seu comportamento. Entendendo como ele reage está e assim também sugerir outras ofertas para ele, no momento adequado.

Conclusão

O SMS é um meio eficaz e útil para surpreender o cliente e fidelizar uma base de contatos. Para isso acontecer, é sempre importante saber as melhores técnicas para serem aplicadas e antes de tudo pensar no benefício que cada uma das mensagens enviadas pode trazer para o destinatário, além de escolher uma ferramenta de SMS Marketing que possibilite o envio inteligente das mensagens.

Autora: Andressa Gonçalves de Almeida, Content Manager Junior na empresa Mailify

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *