Confira em primeira mão o que são os blocos personalizados do Reportei e como adicioná-los ao seu relatório ou dashboard
Sem tempo para ler? Clique no player abaixo para ouvir o conteúdo.
Para tornar seus relatórios e dashboards ainda mais estratégicos, o Reportei lançou os blocos personalizados: uma nova funcionalidade que permite criar um resumo com as principais métricas dos canais, criando uma visualização mais rápida e prática dos resultados gerais do projeto.
Quer saber os detalhes e como funciona este novo recurso da nossa ferramenta? A seguir, nós apresentamos todas as informações e mostramos como adicionar um bloco ao seu relatório. Acompanhe!
O que são os blocos personalizados do Reportei?
Os blocos personalizados do Reportei são um espaço do relatório ou dashboard destinado à criação de um resumo estratégico e visual sobre os seus resultados de marketing digital, onde podem ser elencados os principais resultados das mídias mais relevantes do projeto.
Ou, caso preferir, é possível criar um relatório de alguma rede que ainda não possui integração com nossa ferramenta, como é o caso do WhatsApp – o que ajuda a tornar o documento ainda mais valioso para suas reuniões com os clientes/decisores.
A grande vantagem de usar esse recurso é manter todas as informações mais importantes em um mesmo layout, o que ajuda a manter a harmonia dos blocos personalizados com os demais canais integrados e torna a interpretação dos dados mais simples para quem lê.
Para isso, a customização desse espaço permite:
- Inserir métricas de integrações diferentes em um mesmo bloco;
- Adicionar métricas e análises manuais;
- Criar métricas calculadas com diferentes integrações, ou seja, desenvolver fórmulas e cálculos com dados de redes diferentes;
- Agrupar dados, somando uma mesma métrica de redes diferentes;
- Criar funil de marketing e gráficos com métricas de integrações diferentes.
No momento, a primeira etapa disponível no bloco personalizado é a de adicionar métricas e análises manuais. Porém, as demais ações também poderão ser utilizadas em breve, o que tornará a funcionalidade mais completa para a sua rotina de criação de relatórios.
Como funcionam os blocos personalizados?
Adicionar os blocos personalizados aos seus relatórios e dashboards é muito mais simples do que você imagina! O primeiro passo é, ao criar o documento, clicar na opção “Adicionar nova rede” na barra de controle (lateral esquerda) ou na opção “Adicionar rede”, disponível no meio do relatório.
Depois disso, você terá acesso à etapa de configuração do “canal”, podendo mudar o título, subtítulo, a cor da borda (para se distinguir dos demais canais) e o ícone que vai representar o seu resumo ou integração manual.
Após clicar em “Adicionar”, você terá acesso à mesma estrutura dos demais canais, porém com um espaço vazio para selecionar quais métricas são realmente relevantes para esse resumo.
Ao selecionar a opção “Adicionar métricas”, a barra de controle mostrará todas as opções de dados disponíveis para iniciar a customização.
Como dissemos anteriormente, apenas as métricas manuais e as análises (em texto, imagem ou vídeo) podem ser escolhidas no momento. Entretanto, futuramente você poderá adicionar métricas de outras redes para compor seu bloco personalizado.
Como se comporta como um “bloco de rede”, esse recurso também pode ser removido ou reordenado de acordo com as necessidades do seu relatório ou dashboard.
Além disso, é possível adicionar quantos blocos quiser ao longo do documento e salvar o template para usar novamente quantas vezes quiser, em um mesmo ou em outros projetos.
Veja outras dicas de personalização para seus relatórios
Os blocos personalizados do Reportei são apenas uma das formas de customizar os seus relatórios e dashboards para tornar as análises mais práticas na rotina e a apresentação de dados mais eficiente para os clientes.
Mas nossa ferramenta não para por aí, já que existem outros recursos que se adaptam às necessidades dos seus projetos. Confira a seguir quais são os principais:
1. Alteração do layout de métricas
Seja para adicionar, excluir ou mudar a maneira como os dados são apresentados no documento, o Reportei dá toda a liberdade para você decidir o que é mais relevante para o seu relatório e para a compreensão do cliente durante a reunião de apresentação dos resultados.
2. Troca da ordem dos canais
Outro ponto que pode ser modificado é a troca de ordem das mídias sociais integradas, para que as mais importantes apareçam em primeiro lugar. Inclusive, caso use um bloco personalizado como resumo dos resultados, você pode colocá-lo no topo do documento, de forma a ser o primeiro tópico abordado com o cliente.
Caso ainda não saiba como criar a melhor ordem para o seu projeto, você também pode usar como base os nossos templates de tráfego pago, inbound, e-commerce ou de especialistas de marketing digital, que ajudam a desenvolver o melhor relatório de acordo com seus objetivos.
3. Funil de marketing
Funcionalidade que pode ser utilizada para personalizar e enriquecer seu relatório, o funil de marketing possibilita uma análise mais estratégica das redes e o impacto que elas exercem desde a atração do público até a conversão de clientes.
Esta ferramenta pode ser adicionada a todos os relatórios dos canais integrados, o que ajuda a ter uma visão mais clara dos resultados e possíveis brechas no funil.
4. Agrupamento de dados nos gráficos
Para quem busca análises de períodos mais longos com os gráficos, é possível usar o agrupamento de dados para fazer uma comparação por semana, mês ou trimestre, garantindo uma visualização que considera a evolução do projeto.
No caso das redes sociais, por exemplo, você pode ver o crescimento de seguidores ao longo do tempo. Enquanto isso, no tráfego pago você pode comparar os valores investidos em cada mês.
5. Templates salvos
Por fim, vale a pena destacar que todos os templates que você personaliza no Reportei podem ser salvos para uso posterior, dentro do mesmo projeto ou em outras contas de clientes.
Ou seja, o trabalho de criar o layout ideal com blocos personalizados, métricas, gráficos e análises é realizado apenas uma vez. Depois disso, basta escolher o template salvo e realizar análises de maneira muito mais estratégica.
Gostou de conhecer os blocos personalizados e as opções de customização presentes no Reportei? Então não deixe de testar agora mesmo a ferramenta na criação dos seus relatórios!