Saiba como o dashboard de vendas facilita a tomada de decisão na sua empresa
Acompanhar o desempenho comercial é um passo básico e primordial para o sucesso de qualquer empresa. Mas, para que essa etapa seja ainda mais ágil e eficaz, muitos negócios têm contado com ferramentas que facilitam a tomada de decisão, como o dashboard de vendas.
Neste artigo, nós apresentamos o que é o dashboard de vendas e 7 motivos que provam que esse recurso é ideal para tornar a análise de dados mais simples e eficiente. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!
Sem tempo para ler? Clique no player abaixo para ouvir o conteúdo.
O que é o dashboard de vendas?
Na tradução literal, a palavra inglesa dashboard significa “painel de controle”. Sendo assim, um dashboard de vendas nada mais é que um painel no qual é possível acompanhar e controlar as operações comerciais da sua empresa, facilitando o monitoramento e, como citamos anteriormente, a tomada de decisões.
Por meio desse recurso, que está disponível em plataformas como as de CRM (Cliente Relationship Management), é possível ter acesso, de maneira rápida e simples, aos principais indicadores que informam como anda o desempenho das suas vendas.
Para isso, normalmente são utilizadas métricas, gráficos e comparativos entre períodos, que priorizam a facilidade de visualização e, consequentemente, a de interpretação.
Veja um exemplo:
O principal objetivo é que o dashboard de vendas seja atualizado de forma recorrente e, de preferência, automática. Dessa forma, a equipe responsável consegue identificar possíveis problemas, soluções ou padrões que ajudem a melhorar a performance da empresa.
Então, a partir desses alinhamentos, os gestores fogem dos “achismos” e tomam decisões mais eficazes que são baseadas em dados reais, levando em consideração os resultados que a empresa alcança, seu histórico e possibilidades de desenvolvimento.
→ Leia também: Relatório e Dashboard: entenda a diferença entre os conceitos
Quais os principais indicadores de um dashboard de vendas?
Para tornar o dashboard ainda mais útil, é possível incluir indicadores como taxa de conversão, quantidade de leads por etapa do funil e Custo de Aquisição de Clientes (CAC), por exemplo. Todos esses dados fornecem insights profundos e permitem ações estratégicas para o crescimento do negócio.
Aqui estão alguns dos principais indicadores que podem ser incluídos:
- Taxa de Conversão: esse KPI ajuda a avaliar a eficácia das estratégias de conversão e até mesmo identificar áreas de melhoria;
- Ticket Médio: permite entender o comportamento de compra dos clientes e auxiliar na definição de estratégias para aumentar o valor médio das transações;
- Número de Leads por Etapa do Funil: este indicador mostra quantos leads estão em cada fase do funil de vendas, ajudando a entender onde esses leads podem estar estagnados e quais estratégias podem ser implementadas para movê-los ao longo do funil;
- CAC (Custo de Aquisição de Clientes): combinado com o ticket médio e a taxa de conversão, o CAC oferece uma visão clara sobre a rentabilidade e a eficiência das campanhas de marketing e vendas;
- Análise Geográfica: é possível analisar as vendas por região ou a densidade de clientes. Além disso, há também a possibilidade de avaliar faixa etária, gênero e outras características que definem quem está interessado na sua marca.
→ Saiba mais: Métricas e KPIs de vendas: conheça os 10 mais importantes
Os principais benefícios do dashboard de vendas
Só pelo resumo acima, já é possível ver que um dashboard de vendas faz toda a diferença no dia a dia de um negócio, não é mesmo?
Mas as vantagens não param por aí! Existem inúmeros motivos para investir na ferramenta, além dos que citamos acima, para você adotar um.
A seguir, listamos os 7 benefícios principais dessa ferramenta. Confira!
1. Atualizações e acompanhamento dos indicadores
Como citamos, para que seu negócio prospere, é necessário que tenha um acompanhamento frequente de indicadores-chave de performance ou KPIs (Key Performance Indicators) de vendas.
São essas métricas, definidas como as principais para o sucesso das suas ações comerciais, que permitirão que você saiba se está tendo bons resultados ou não, e defina as soluções necessárias para alcançar o melhor desempenho.
Dessa forma, um dashboard de vendas permite que esses KPIs sejam atualizados com mais agilidade e cheguem de forma consolidada ao gestor, o que torna o acompanhamento de metas e objetivos muito mais simples.
2. Centralização das informações
Outro ponto que também se destaca em dashboards de vendas é a centralização das informações, uma vez que você tem tudo o que precisa em um só lugar.
Sendo assim, é possível que o decisor se dedique a analisar as informações e tomar decisões a partir de um só local, ao invés de gastar uma grande quantidade de tempo com a busca de dados isolados a partir do desempenho de cada vendedor.
Aqui no Reportei, por exemplo, é possível integrar seus dados com mais de 25 canais, permitindo uma visão holística do desempenho e consolidação de dados de várias fontes, como mídias sociais, site, campanhas de email marketing, publicidade paga, entre outros.
3. Tomada de decisão mais rápida
Se o gestor de vendas tem acesso ao dashboard e pode direcionar seu tempo para as análises, isso significa que ele terá mais facilidade de identificar erros ou acertos. Consequentemente, vai poder tomar decisões mais rápidas para melhorar seus resultados e alcançar seus objetivos.
Além disso, o processo também é agilizado pelo fato de que os dashboards são visualmente estruturados para auxiliar na leitura das informações (com gráficos e comparativos entre os dados), sempre priorizando as métricas que realmente fazem sentido para o negócio.
4. Identificação de padrões e tendências
Quando utilizado para a comparação entre períodos do mesmo ou de outros anos, o dashboard de vendas ajuda a identificar padrões e tendências relacionadas a seus resultados comerciais ao longo do tempo.
Com isso, é possível descobrir quais são os meses com menor desempenho e planejar ações de vendas, como descontos e condições especiais de pagamento, para tentar contornar as dificuldades proporcionadas por esses períodos de escassez.
5. Facilidade de comunicação entre as equipes e gestores
Se todos os vendedores têm acesso ao CRM e atualizam diariamente os status de suas vendas, há maior facilidade de acompanhamento por parte da gestão daquele setor e outras lideranças.
Dessa maneira, tanto decisores quanto a equipe ficam na mesma página.
Além disso, torna-se mais fácil passar informações para outros times também, como o de marketing, por exemplo, para proporcionar insights mais estratégicos para todas as ações da jornada de compra do cliente.
6. Otimização dos processos de vendas
Quando analisamos os benefícios do dashboard de funil de vendas para o alinhamento entre as equipes de marketing e comercial, é possível perceber, então, que ele é um recurso importante para otimizar todo o processo até o fechamento do negócio.
A avaliação correta dos KPIs permite que o time de vendas sinalize para o marketing quais são suas necessidades e problemas que estão enfrentando.
Sendo assim, é possível investigar agilmente onde estão as dificuldades em cada etapa do funil e encontrar soluções em conjunto.
7. Aumento da produtividade
Ao ver todos os seis benefícios acima, não podemos deixar de elencar o aumento da produtividade como uma das maiores vantagens do uso de um dashboard de vendas, não é mesmo?
Afinal, há tomada de decisão mais ágil, facilidade de comunicação e otimização de processos, entre outras ações que podem ser realizadas com mais praticidade.
Isso significa que a equipe se torna mais produtiva e pode acompanhar mais de perto os resultados dos seus esforços.
Quando a empresa não oferece ferramentas que facilitem o desenvolvimento da negociação e a análise de dados referente a elas, é normal que todos se sintam mais perdidos em relação a seus erros e demorem mais para encontrar soluções simples.
8. Personalização e segmentação
Por fim, um dos grandes benefícios do dashboard de vendas e, inclusive, um dos diferenciais do Reportei é a possibilidade de personalização e segmentação para atender às necessidades de cada equipe.
Por exemplo, diferentes colaboradores podem ter dashboards específicos que mostram as métricas mais relevantes para suas áreas de responsabilidade.
Dashboard do Reportei
Além das análises que você já encontra nos nossos relatórios, os dashboards do Reportei permitem que você alterne os períodos de análise e comparação, sem precisar criar um novo documento para nova campanha no momento que deseja analisar. Deixando assim, suas análises mais ágeis e dinâmicas, otimizando não só a captação de dados, como também a produtividade do projeto.
Além disso, você também tem a liberdade de escolher quais integrações e métricas vão fazer parte do seu dashboard de vendas.
Como criar um dashboard de vendas no Reportei
É muito simples criar um dashboard no Reportei! Para te mostrar como funciona o processo, desenvolvemos um passo a passo simples e prático.
Em primeiro lugar, é preciso acessar a sua conta e selecionar o cliente para o qual você criará o seu dashboard. Lá, você encontra uma aba com as dashboards do projeto. Basta clicar e “Nova dashboard” e seguir as etapas abaixo:
- Defina o template do seu relatório. Você pode escolher entre os modelos personalizados do Reportei ou os que você criou e salvou;
- Em seguida, escolha o período de análise e de comparação para a dashboard (você poderá mudar depois quantas vezes quiser);
- Por fim, selecione as redes que deseja analisar. No caso de conta de Ads, por exemplo, há a possibilidade de importar dados de todos os canais ou por campanhas.
Depois disso, é só continuar e aguardar poucos segundos para ter acesso à sua dashboard no Reportei!
Precisando de um tour rápido pelos Dashboards do Reportei?
Em nosso canal do YouTube você encontra um tour rapidinho pelos principais recursos da ferramenta!
Mas se você quer um vídeo completo, que mostra os dashboards de vendas do Reportei nos mínimos detalhes, o vídeo abaixo é mais indicado!
Crie dashboards de vendas eficientes em segundos!
Através do Reportei, é possível captar em poucos segundos os dados completos dos mais diferentes canais, abrangendo o fundo, meio e topo do funil.
Dessa maneira, a equipe e o cliente têm uma visão integrada de todas as ações, com templates que podem ser personalizados para atender as necessidades do projeto e destacar as métricas mais relevantes. Além disso, você pode registrar todas as suas análises no próprio dashboard criado automaticamente, seja por meio de texto, imagens ou vídeos.
Faça um teste grátis de 3 dias e veja como o Reportei pode ajudar em análises mais estratégicas dos relatórios de marketing digital!