Descubra quem é Renan Caixeiro: o diretor da agência digital E-Dialog que levou sua expertise em marketing e dados para a fundação do Reportei
Jornalista por formação e empreendedor por vocação, Renan Caixeiro tem se dedicado a mostrar que dados, criatividade e diálogo podem – e devem – andar juntos.
Isso porque, além de ser co-fundador e diretor da agência Digital E-Dialog há 15 anos, ele co-fundou e é CMO do Reportei: uma das maiores ferramentas brasileiras para geração automática de relatórios de marketing e vendas.
Nascido em Juiz de Fora (MG), Renan se graduou pela UFJF em 2009 – onde também concluiu a pós-graduação em Comunicação Empresarial alguns anos mais tarde.
No entanto, embora tenha cursado jornalismo, a faculdade abriu portas para que ele conhecesse outras oportunidades dentro da comunicação.
Por exemplo, quando participou da empresa júnior Acesso, começou a se aproximar do universo das agências de marketing.
Além disso, como membro da AIESEC em 2009, trabalhou com a área de redes sociais da organização, o que ajudou a despertar seu interesse por esse tipo de mídia e seu potencial nos negócios
Inclusive, seu interesse pelo assunto resultou, posteriormente, na primeira pesquisa acadêmica brasileira sobre Twitter para estratégias corporativas, antecipando tendências que só viriam a se consolidar anos depois.
Mas, sem dúvidas, um dos maiores pontos de virada na vida de Renan Caixeiro foi o intercâmbio de seis meses realizado em 2010 para a cidade do Cairo, no Egito.
Foi a partir dessa experiência que ele conseguiu se aprofundar no uso do Facebook quando a rede social ainda dava os primeiros passos no Brasil.
Aliás, foi essa vivência que reforçou sua ideia de que as marcas precisavam “dialogar” – não apenas anunciar – com seus públicos.
Sendo assim, ao retornar para seu país, ele decidiu colocar a teoria em prática e fundou sua própria agência de marketing digital. Confira mais detalhes sobre essa jornada a seguir!
História da E-Dialog
Em julho de 2010, ao lado de Gihana Fava e Rodrigo Pedrotti, Renan criou a E-Dialog – uma das primeiras agências focadas em serviços para redes sociais do país.
Porém, nos primeiros anos, o desafio era duplo: convencer empresas de que presença digital não era modismo e, ao mesmo tempo, formar profissionais para esse novo mercado.
A partir disso, o trio – que depois se tornou uma dupla, com a saída de Pedrotti – tinha um retorno baixo. Renan Caixeiro, por exemplo, ganhava apenas R$ 300 por mês enquanto ainda morava com os pais.
No entanto, investia pesado em cursos e eventos para educar clientes e equipe, o que ajudou a fortalecer o mercado.
Com o tempo, a operação evoluiu da gestão de perfis de redes sociais para estratégias completas de inbound marketing: SEO, anúncios pagos, automação e CRM.
Além disso, o reconhecimento veio em forma de nove prêmios da RD Station, destacando a E-Dialog como referência nacional.
Hoje, a agência opera de forma 100% remota, com cerca de 30 colaboradores e 40 clientes, mantendo o propósito original de usar as redes para gerar diálogos relevantes.
Fundação e evolução do Reportei
A partir de sua missão de educar o mercado de Juiz de Fora sobre marketing e tecnologia, Renan Caixeiro se tornou líder local no Google Business Group, o que abriu portas para a criação de seu outro empreendimento: o Reportei.
Isso porque durante um dos primeiros eventos do GBG realizados na cidade, ele conheceu Rodrigo Nunes – jovem programador que viria a se tornar seu sócio pouco tempo depois.
Dessa forma, a afinidade empreendedora existente entre os dois resultou, em 2015, na criação do Reportei, ferramenta desenvolvida para sanar a “dor” que Renan e sua equipe sentiam ao produzir relatórios manuais para os clientes da E-Dialog.
Desde o início como CMO, Caixeiro direcionou marketing e vendas para que a ferramenta fosse mais do que um “gerador de relatórios automáticos”.
Na verdade, o objetivo era ser um aliado estratégico de agências e profissionais do marketing, o que contribuiu muito para a evolução da plataforma ao longo dos anos, como veremos nos pontos de destaque abaixo:
Primeiros anos (2015 – 2018):
A plataforma começou de uma maneira mais simples e integrava apenas a algumas redes sociais, como Facebook e Instagram.
Mesmo assim, ganhou tração rápida: em 2018, já contabilizava 500 clientes e marcou presença pela primeira vez como patrocinadora do RD Summit, principal evento de marketing da América Latina.
Crescimento (2019 – 2021):
Conforme o mercado amadurecia, o Reportei incorporou mídias como Google Ads, outras plataformas de anúncios importantes e ferramentas de automação de marketing, o que fez com que ele ampliasse as possibilidades de análises para seus usuários.
Junto a isso, lançou sua quarta versão – que tinha como foco a personalização – e disponibilizou diversas outras funcionalidades, como a Linha do Tempo de Marketing e os dashboards.
Expansão (2022-2024):
Nos anos seguintes, vieram o Reportei Controle (para monitoramento de metas), integrações com CRMs e uma poderosa camada de IA para análises automáticas.
Já em 2024, nasceram o Sync – que envia dados automaticamente para o Google Sheets – e o Overview, oferecendo visão de indicadores de todos os projetos em tempo real.
O resultado? São mais de 10.000 empresas, agências e freelancers que utilizam a plataforma, apoiados por uma equipe interna que ultrapassa 20 colaboradores.
Reportei Flux
Por fim, vale destacar que em 2025 Renan e Rodrigo deram mais um passo com o Flux: ferramenta de programação de posts com calendário visual, que integra publicação multicanal, organização por pastas, aprovações rápidas via link e agendamentos em lote.
Ou seja, a ideia é eliminar retrabalho e centralizar tudo – status, feedbacks e conteúdo – em um só lugar, o que é ideal para quem gerencia múltiplos projetos.
Projeto SaaS: compartilhando conhecimento
Além de tocar duas empresas, Renan Caixeiro ainda encontra tempo para palestrar – já falou para mais de mil pessoas em cursos e eventos – e co-apresentar o podcast Projeto SaaS.
O programa reúne fundadores, investidores e especialistas que contam os bastidores de softwares de assinatura bem-sucedidos, reforçando a autoridade da dupla à frente do Reportei e inspirando outros empreendedores.
Portanto, a partir de tudo isso, podemos ver que a trajetória de Renan Caixeiro comprova que visão estratégica e gosto por ensinar podem andar juntos.
De um estudante interessado em redes sociais a CMO de um software usado por milhares de profissionais, ele sempre manteve a premissa de que marcas precisam dialogar com pessoas – seja em conteúdos para canais online, relatórios ou podcasts.
Nota: As informações para o desenvolvimento deste perfil são públicas e foram obtidas a partir dos canais do próprio influenciador, como site, perfis em redes sociais, entre outros.