Confira as melhores dicas de Rodrigo Bindes, especialista em agências nichadas, sobre como entrar no marketing de nicho e se destacar na sua especialização
No dia 26 de março, o Reportei realizou uma live que trouxe insights valiosos para profissionais e empreendedores que desejam entender melhor como funciona o marketing de nicho e por que as agências nichadas têm crescido tanto nos últimos anos.
A conversa entre o CMO do Reportei, Renan Caixeiro, e o especialista em agências de nicho, Rodrigo Bindes, abordou as vantagens de se especializar em um mercado específico e dicas fundamentais para quem deseja transformar uma agência genérica em nichada.
A seguir, confira as principais informações e estratégias discutidas nesse bate-papo, como a importância de entender do negócio do cliente e como se destacar nesse cenário competitivo.
Ou, se preferir, você também pode dar play na live e conferir na íntegra essa conversa incrível:
O que é marketing de nicho?
Para compreender por que o marketing de nicho tem sido uma grande tendência, primeiro é preciso entender o que significa “nichar” no marketing digital.
Em linhas gerais, quando falamos sobre isso, estamos nos referindo a uma estratégia que foca em um segmento específico de mercado, em vez de tentar abranger o máximo de setores possível.
Ou seja, é o oposto de ser uma agência “generalista”, que atende clientes dos mais diversos ramos, sem um foco particular.
De acordo com Rodrigo Bindes, esse movimento de especialização não acontece apenas em agências de marketing, mas também em vários setores da economia.
Basta olhar para segmentos como saúde, educação, e-commerce ou tecnologia: os profissionais que se destacam, em geral, são aqueles que demonstram um conhecimento profundo e direcionado ao mercado em que atuam.
E ele reforça: “cada vez mais as pessoas querem ser atendidas por especialistas”.
Além disso, Rodrigo aponta que, nos Estados Unidos, essa mentalidade já é muito mais consolidada e, embora o Brasil tenha demorado um pouco para embarcar nessa tendência, ela chegou com força e tem se tornado cada vez mais intensa.
Em sua experiência, ele conta que trabalhou por muitos anos na área de restaurantes e, por isso, entendeu muito bem as nuances do setor.
Inclusive, foi essa bagagem de conhecimentos que o levou a criar a Supersal, uma agência de marketing digital nichada em restaurantes, que entrega resultados expressivos a partir de estratégias pensadas exclusivamente para esse mercado.
Por que agências nichadas crescem mais rápido?
Segundo Renan Caixeiro e os dados observados dentro do Reportei, é notável que as agências que se especializam e escolhem um nicho específico são as que mais crescem em volume de clientes. Mas por que isso acontece?
Primeiramente, ao definir um nicho no marketing, você consegue desenvolver um método eficiente para criar processos e estratégias que podem ser facilmente replicados dentro daquele setor.
Um dos grandes desafios de uma agência genérica, por exemplo, é ter de estudar a fundo cada cliente de setores diferentes, o que torna o trabalho muito mais complexo.
Por outro lado, quem trabalha com marketing de nicho concentra esforços em um único mercado, identifica as principais dores e oportunidades, e cria soluções bem estruturadas para resolvê-las.
Outra vantagem é que, ao longo do tempo, você entende exatamente o que funciona ou não para aquele público. Isso otimiza suas entregas, porque torna possível “produtizar” serviços e processos de forma mais simples.
Ou seja, em vez de começar cada projeto do zero, as agências nichadas já possuem uma estrutura de estratégias testadas, que podem ser adaptadas conforme o perfil de cada cliente específico.
Além disso, “quanto maior é a complexidade que tem no marketing digital, mais vai precisar que a agência se especialize naquele nicho”, afirma Rodrigo.
Isto é, com a enorme variedade de redes sociais, ferramentas, integrações e metodologias disponíveis, se posicionar como especialista faz toda a diferença para quem precisa de resultados consistentes.
Por fim, esse formato de atuação ajuda a criar um “repertório replicável”. Assim, se você domina o nicho no marketing, consegue entregar valor de forma rápida e segura, pois já sabe o que deu certo no passado.
Essa experiência acaba se traduzindo em satisfação para os clientes, que veem resultados mais imediatos e de maior qualidade.
Como entrar no marketing de nicho?
Agora que entendemos o que é um nicho no marketing digital e por que a especialização acelera o crescimento, é hora de conferir como começar essa jornada.
Acompanhe as três dicas principais compartilhadas por Rodrigo Bindes e veja como estruturar a mudança da sua agência!
1. Entenda do nicho em que você deseja se especializar
Sem dúvidas, um dos grandes diferenciais do marketing de nicho é não se limitar ao conhecimento técnico sobre ferramentas digitais.
Acima de tudo, é essencial entender a fundo o negócio do cliente para conseguir gerar resultados efetivos.
Por exemplo, no caso de Rodrigo, ele criou a Supersal a partir de todo o know-how de duas décadas no ramo de restaurantes.
É esse conhecimento aprofundado de operação, logística e jornada do consumidor que faz com que sua agência seja capaz de criar estratégias digitais específicas para esse nicho, como:
- captação de leads via cadastro para usar o wi-fi;
- ou o uso de QR Codes para incentivar clientes a deixar avaliações no Google Meu Negócio.
Portanto, não basta saber criar campanhas, mexer no Meta Ads ou Google Ads. É fundamental conhecer a fundo o funcionamento do setor, suas sazonalidades, concorrências, desafios e oportunidades.
“Quanto mais se conhece do negócio, mais as chances do marketing dar certo”. – Rodrigo Bindes
2. Alinhe conhecimentos técnicos às necessidades do nicho
O segundo passo é identificar dentro desse nicho quais especialidades de marketing fazem sentido e podem ser o seu diferencial.
Por isso, pergunte-se: quais entregas são fundamentais para esse mercado? O que eles mais buscam em termos de soluções digitais?
Ao alinhar o conhecimento técnico que a agência já possui com as necessidades do segmento escolhido, é possível focar em serviços que geram alto impacto e resultados.
Assim, você aumenta a eficiência, reduz a curva de aprendizagem e faz um melhor uso dos recursos disponíveis.
3. Mude para o marketing de nicho aos poucos
Se a sua agência ainda é genérica, não precisa encerrar os contratos com todos os clientes ou virar a chave de um dia para o outro.
Pelo contrário: a mudança gradativa tende a ser mais segura e confortável para todos os envolvidos.
Dessa forma, segundo Rodrigo, o primeiro passo é se posicionar como uma agência especialista e comunicar isso aos seus clientes atuais, deixando claro que eles não serão prejudicados na transição.
Em seguida, direcione a prospecção para as empresas do nicho que deseja atender e, ao mesmo tempo, comece a montar uma equipe mais alinhada com o perfil de negócios que sua agência pretende trabalhar no futuro.
Afinal, adquirir conhecimento específico e contratar profissionais que já entendem ou simpatizam com o mercado em questão faz toda a diferença.
Com o tempo, o volume de clientes do nicho crescerá, e você perceberá que essa fatia poderá se tornar dominante no faturamento.
Nesse momento, será possível refinar ainda mais seus processos e, se desejar, encerrar contratos que não estejam alinhados à nova proposta.
Outra possibilidade apontada por Bindes é manter a estrutura genérica, mas criar um “braço” especializado para atender setores específicos.
Inclusive, essa opção pode ser interessante para agências maiores que ainda não querem abrir mão da carteira atual, mas desejam entrar em um mercado nichado mesmo assim.

Como funciona a concorrência dentro do marketing de nicho?
Uma das dúvidas comuns quando se fala em nicho no marketing digital – e que surgiu durante a live – é a questão da concorrência entre os próprios clientes da agência.
De acordo com Rodrigo, existem várias formas de lidar com essa situação. Primeiramente, é preciso entender que nem todos os negócios do mesmo nicho concorrem diretamente.
Sendo assim, fatores como localização, porte, público-alvo e posicionamento podem ser suficientes para diferenciá-los.
Além disso, quando a agência se posiciona como especialista naquele modelo de negócio, subentende-se que existem inúmeras possibilidades de atuação sem necessariamente “bater de frente” com concorrentes diretos.
Por isso, se surgir a dúvida por parte de um cliente, o ideal é ser transparente: explique que cada projeto é personalizado e sempre mantenha a confidencialidade de dados.
No fim das contas, o mais importante para o cliente é ver resultados. E se a sua agência domina o nicho, estará apta a gerar esses resultados de forma consistente, certo?
Como se destacar dentro do marketing de nicho?
Dito tudo isso, se você deseja se especializar e se destacar no marketing de nicho, vale a pena revisitar os principais pontos abordados por Rodrigo Bindes e que fazem diferença na hora de montar (ou aprimorar) uma agência nichada:
- Entender o modelo de negócio do cliente: em vez de focar somente em questões técnicas, dedique tempo para compreender como a empresa funciona, qual é sua proposta de valor, quais são os principais desafios e como o público se comporta. Afinal, essa visão global permite criar estratégias de marketing digital muito mais eficazes;
- Processos replicáveis e “produtização”: ao dominar um nicho específico, você se torna capaz de padronizar processos e replicar as melhores práticas. Isso reduz o tempo de entrega, melhora os resultados e aumenta a satisfação dos clientes;
- Postura de aprendizado contínuo: por mais que você já conheça bem o nicho, é essencial se manter atualizado sobre tendências de mercado, novas tecnologias e mudanças no comportamento do consumidor, para garantir que a agência sempre ofereça soluções de ponta;
- Posicionamento claro: por fim, comunicar-se como uma agência nichada, reforçando em todos os canais quais são suas especialidades, faz com que potenciais clientes percebam rapidamente se você é a solução ideal para eles. Esse posicionamento direciona melhor as oportunidades de negócio e solidifica sua reputação.
Em resumo, o marketing de nicho tem se mostrado uma das estratégias mais promissoras para agências que buscam resultados expressivos e relações de longo prazo com seus clientes.
Ou seja, se antes se acreditava que um portfólio amplo, que atendia a todos os tipos de empresa, era um diferencial, hoje é possível ver que a especialização traz benefícios muito mais tangíveis e escaláveis.
Portanto, se você deseja crescer de forma consistente e quer se tornar uma referência no nicho no marketing, vale a pena seguir as dicas de Rodrigo Bindes, investir no conhecimento profundo do setor, e alinhar sua equipe e seus serviços às necessidades reais do mercado.
Gostou das dicas sobre marketing de nicho? Então não deixe de conferir outros conteúdos focados em agência no nosso canal do YouTube!