Saiba como gerar um relatório Shopify pelo Reportei e conheça as métricas captadas automaticamente pela nossa plataforma
Sem tempo para ler? Clique no player abaixo para ouvir o conteúdo.
O relatório Shopify chegou ao Reportei para proporcionar análises de e-commerce completas e integradas com outros canais de marketing utilizados na sua estratégia.
Acompanhe, a seguir, tudo sobre a plataforma, métricas presentes no relatório e como tornar o monitoramento de vendas ainda mais eficiente na rotina!
Conheça a plataforma de e-commerce Shopify
A Shopify é uma plataforma de e-commerce completa que permite criar, personalizar e gerenciar lojas virtuais de forma simples, sem necessidade de experiência em programação.
Além disso, oferece integração com redes sociais, ferramentas de marketing, gerenciamento de estoque, análises de vendas, e muito mais. Sendo assim, se destaca como uma ótima opção para quem planeja ter um e-commerce, mas deseja tornar o processo mais prático.
Outro ponto positivo é que a plataforma também suporta vendas em diversos canais, incluindo lojas físicas, a partir de um sistema PDV (Ponto de Venda) omnicanal.
Por fim, para empreendedores, ela centraliza operações e finanças, o que facilita o crescimento e a administração de negócios em escala global.
Integração entre Shopify e Reportei
Assim como em qualquer outro modelo de negócio, a análise de resultados é essencial para definir as melhores estratégias de e-commerce na Shopify.
Por isso, contar com relatórios completos, que integrem dados de marketing e vendas, é essencial para se destacar e sair na frente da concorrência.
Foi pensando nesse cenário que surgiu a integração entre Shopify e Reportei. Agora, é possível analisar todos os resultados do seu e-commerce em uma só tela, do topo ao fundo do funil, e direcionar seu tempo para o que mais importa: tomadas de decisão rápidas e estratégicas.
A seguir, nós contamos tudo sobre essa novidade, como começar a gerar relatório Shopify pelo Reportei e as métricas que disponibilizamos. Vamos lá?
Como integrar o Shopify ao Reportei
O primeiro passo para ter acesso aos relatórios de e-commerce pelo Reportei é integrar a Shopify à nossa plataforma.
Sendo assim, dentro da nossa aba de “Gerenciar integrações”, você deve selecionar a rede para conectar a sua conta. Ao clicar para integrar, haverá o redirecionamento para a página da Shopify, onde deverá clicar em “Instalar”.
Caso o usuário não esteja logado, aparecerá uma janela para que acessa sua conta. E será por meio dessa URL que a loja virtual será integrada ao Reportei:
Depois disso, a conta já estará vinculada à nossa plataforma e você poderá gerar seu relatório Shopify de forma completa e em poucos segundos.
Métricas disponíveis no relatório Shopify
O relatório de vendas Shopify possui uma variedade de métricas, gráficos e tabelas disponíveis em seu template. Abaixo, nós contamos tudo sobre esses dados e o que eles significam:
Principais métricas
Para começar, vamos falar sobre as principais métricas de e-commerce que são captadas automaticamente pelo Reportei e que ficam em destaque no template padrão do relatório. São elas:
- Total de vendas: referente à receita total de vendas brutas mais frete, impostos, tributos de importação e taxas, menos o valor de descontos e devoluções;
- Vendas brutas: valor de todos os itens comprados antes do acréscimo de taxas ou outros ajustes, como tributos, frete, descontos ou devoluções;
- Ticket médio: valor médio de todos os pedidos (exceto cartões-presente) dividido pelo número total de pedidos com pelo menos um produto que não é um cartão-presente;
- Lucro bruto total: é calculado subtraindo o custo das vendas líquidas;
- Total de pedidos feitos em todos os canais de vendas;
- Pedidos processados: número acumulado de pedidos processados e marcados como processados durante o período de análise;
- Média de unidades pedidas durante o período;
- Devoluções: número total de itens devolvidos;
- Taxa de clientes recorrentes: porcentagem de pessoas que fizeram mais de um pedido na loja;
- Taxa de sell-through: valor de todos os itens comprados antes do acréscimo de taxas ou outros ajustes, como tributos, frete, descontos ou devoluções.
Gráficos
Juntamente com esses dados, o relatório Shopify do Reportei também entrega gráficos comparativos sobre as vendas do e-commerce ao longo do tempo, como:
- Total de vendas ao longo do tempo: corresponde às vendas brutas mais frete, impostos, tributos de importação e taxas, menos o valor de descontos e devoluções;
- Pedidos ao longo do tempo: número de pedidos feitos durante o período analisado;
- Total de vendas por hora;
- Vendas por canal.
Tabelas
Por fim, o relatório Shopify conta com tabelas que ajudam a ver com mais precisão os resultados obtidos com as suas ações de vendas no e-commerce. Sendo assim, você tem acesso a:
- Lucro por produto: resumo do desempenho do lucro bruto por produto para o período selecionado. Apenas produtos cujo custo foi registrado no momento da venda são listados;
- Produtos mais vendidos: inclui pedidos feitos em todos os canais de vendas;
- Lucro por variante do produto: resumo do desempenho do lucro bruto por variante de produto;
- Vendas por origem do tráfego: como mídia paga, orgânico, tráfego direto, referência, entre outros;
- Vendas por rede social de origem: total de vendas resultantes de sessões da loja virtual que vieram de origens de referenciadores de redes sociais, como Facebook e Instagram.
Saiba como ter análises mais precisas no relatório Shopify
Além de captar as métricas automaticamente e gerar relatórios completos em poucos segundos, o Reportei oferece uma série de funcionalidades que tornam suas análises mais precisas, como:
- dashboards profissionais 100% customizáveis para adaptar a visualização dos dados conforme as necessidades da sua loja virtual
- painel de controle de indicadores que permite monitorar todas as metas importantes do projeto;
- recursos de inteligência artificial, com o Reportei AI, para obter insights automáticos a partir das métricas captadas no relatório.
Como dissemos anteriormente, o Reportei também integra as análises de diferentes canais em um só documento.
Ou seja, é possível importar os dados da Shopify em conjunto com mais de outras 20 plataformas, como Instagram, Facebook, Meta Ads, Google Ads, TikTok, GA4 e muito mais!
Basta integrar os canais em poucos minutos para começar a captar as métricas e criar relatórios de acordo com as necessidades do seu e-commerce. Aproveite nosso teste grátis de 3 dias para conhecer a plataforma e a integração com a Shopify!