Como funciona o Algoritmo do Instagram? Neste post vamos nos aprofundar em detalhes já divulgados e outros que fazem sentido. Passaremos pelos fatores que poderiam influenciar o ranking do seu conteúdo no feed de seus seguidores e explicamos porquê o algoritmo Instagram é realmente ótimo para os comerciantes.
Como funciona o Algoritmo do Instagram? Neste post vamos nos aprofundar em detalhes já divulgados e outros que fazem sentido. Passaremos pelos fatores que poderiam influenciar o ranking do seu conteúdo no feed de seus seguidores e explicamos por que o algoritmo Instagram é realmente ótimo para os comerciantes.
Como funciona o algoritmo do Instagram?
Apesar de ser algo que não é divulgado publicamente, apartir de pesquisa em fontes como o Buffer e Social Media Examiner, chegamos a 7 fatores chave que determinam se um post vai ter maior alcance orgânico no Instagram. Importante lembrar que a conta vale para o momento atual e a situação pode mudar.
Temos 7 pontos-chave que vamos apresentar abaixo e ampliar a análise logo em seguida (sobre cada ponto):
Engajamento: A popularidade medida em métricas como curtidas e comentários.
Contexto/Relevância: os tipos de conteúdo que você está interessado e interagiu com.
Conexões: os perfis que você interage regularmente.
Declínio de tempo: o quão recente os posts são.
Buscas no perfil: as contas que você costuma buscar no Instagram
Compartilhamentos diretos: quais posts você compartilha
Tempo gasto: a duração de tempo vendo um post (ponto para os vídeos!)
Vamos entender mais sobre estes fatores
1. Engajamento = popularidade
De acordo com o Social Media Examiner, quando uma pessoa ou marca publica algo em redes sociais, os algoritmos normalmente mostram o post para uma audiência de exemplo e analisam como a audiência reage ao conteúdo. Se a reação é positiva ao post, o algoritmo vai mostrar o post para mais pessoas.
Isso indica que um post com maior engajamento tem mais chances de aparecer no seu feed do Instagram. Os tipos de engajamento mais frequentes (medidos pelo Reportei, inclusive) são os likes, comentários, visualizações de vídeo, compartilhamentos (via direct), salvar, ver histórias e assistir vídeos ao vivo.
Se alguém que você conheça interagiu com o post, o Instagram também pode presumir que você estaria interessado no post e mostraria ele a você.
E temos uma informação importante para complementar: um representante do Instagram disse ao Business Insider que o ranking dos posts não será considerado um concurso de popularidade. Posts com menos engajamento mas que são relevantes para você também poderão aparecer no topo do seu feed.
2. Contexto no Instagram = relevância do conteúdo para você
Quando a mudança na timeline foi anunciada o Instagram mencionou que iria mostrar primeiro o conteúdo que o usuário mais iria gostar.
A ordem das fotos e vídeos no seu feed seria baseada na probabilidade de interesse pelo conteúdo, o engajamento com o post e a atualidade do post (timing).
Mas como o Instagram sabe o que é interessante para você? Essa informação vale milhões (ou bilhões!) mas podemos deduzir alguns pontos.
Uma forma poderia ser olhar para os tipos de conteúdo (por exemplo: viagens, alimentação, moda, esportes, etc.) que você interagiu no passado. Isso dependeria de uma tecnologia de reconhecimento e imagens (para categorizar os conteúdos) – algo plenamente possível hoje no Instagram.
O algoritmo também pode olhar para as hashtags usadas. Se há um certo tipo de conteúdo que você se envolve com mais frequência (por exemplo, alimentos), o Instagram poderia classificar o conteúdo desse tipo como superior no seu feed.
3. Relacionamentos: As contas que o usuário interage
“E não importa quantas contas você seguir, você deve ver últimos posts do seu melhor amigo.”
Isto implica que o conteúdo de seus “melhores amigos” provavelmente vai aparecer no topo do feed. Como Facebook, Whatsapp e Instagram são uma mesma empresa, não seria impossível que os dados das 3 estivessem relacionados para determinar os relacionamentos de um usuário: família, amigos, colegas de trabalho, etc.
Outro ponto interessante é o que Thomas Dimson, engenheiro de software no Instagram disse que poderia ser utilizado para entender o grau de proximidade de usuários:
Pessoas cujo conteúdo o usuário curte
Pessoas que recebem mensagem direta
Pessoas o usuário procura
Pessoas que você conhece na vida real (marcação de fotos)
Embora estes podem não ser os critérios exatos utilizados no algoritmo de Instagram, eles nos dão uma dica sobre o que o Instagram provavelmente considera.
4. Declínio de tempo: o quão recente os posts são
Um dos pontos-chave do Instagram: a atualidade dos posts. A própria ferramenta foi criada ao redor da ideia de que importa o “instante”, o momento.
A ordem das fotos e vídeos em seu feed será baseada na probabilidade de você estar interessado no conteúdo, o seu relacionamento com a pessoa e da atualidade do post.
O Instagram quer lhe mostrar as mensagens que são novas.
Algo da semana passada pode não interessar a você tanto como algo de uma hora atrás. Então provavelmente o Instagram irá exibir posts mais recentes – mesmo que posts mais antigos atendam outros critérios.
Ou seja, o momento em que você posta ainda é relevante!
Baseado em uma análise pessoal (sem comprovação ainda), aparentemente o Instagram faz o cálculo de “posts novos” no intervalo entre o seu último login e o seu login atual.
Por exemplo, abri o Instagram às 23h do dia anterior e novamente hoje às 9h. Foram criados 50 posts na minha timeline nesse período. O algoritmo iria analisar apenas estes 50 posts para decidir quais aparecerão primeiro pra você. (Caso sua experiência pessoal seja diferente, não exite em comentar, afinal essa não é uma regra que o Instagram divulga).
Sendo assim, isso pode significar que o melhor momento para postar é quando seus seguidores são mais ativos – já que haveria menor concorrência entre posts. (por exemplo: entre 9 da manhã e 10 da manhã no desenho abaixo)
5. Pesquisa de perfis: As contas que você confere frequentemente
Um membro do Instagram disse ao Business Insider que os perfis buscados são um sinal para classificar as mensagens no feed. Quando você procura (regularmente) determinados perfis, isto provavelmente indica que você está interessado em ver mais sobre aquela conta e pode não ter visto no feed.
O Instagram então pode rankear mais alto os posts de quem você pesquisou para você não ter que procurar, melhorando a experiência do usuário.
Thomas Dimson, do Instagram, também mencionou em sua fala que, quando eles colocaram no ar o novo algoritmo, o número de buscas caiu. Eles analisaram isso como um bom sinal pois significa que as pessoas estão vendo as mensagens de quem elas estão interessadas, sem ter que procurar.
6. Compartilhamentos: posts que você compartilha
O Instagram tornou muito fácil para os usuários compartilhar um post que vêem na timeline. De acordo com artigo do Business Insider, esses compartilhamentos também servem como base para o algoritmo entender seus interesses.
Há 2 pontos que indicam isso:
Compartilhando um post você mostra que provavelmente está interessado nos posts de determinado perfil. O algoritmo Instagram, então, pode considerar isso ao classificar mensagens em seu feed.
Quando você compartilha um post, você envia a alguém diretamente. Isso também indica que você tenha um grau de relacionamento com a pessoa.
7. Tempo investido: O tempo gasto “olhando” um post
O Facebook descobriu que se “as pessoas gastam significativamente mais tempo em uma história em particular no News Feed do que a maioria das outras histórias, este é um bom sinal de que o conteúdo é relevante para elas”, mesmo se o conteúdo não for curtido ou comentado. O próprio Facebook assumiu que:
‘Com base no fato de que você não ignora o post e passa mais tempo olhando para a tela, é entendido que mais posts como esse podem ser mostrados para você.’
Se esse fator está incluído no algoritmo de Instagram, quanto mais tempo você “gasta” num post do Instagram, maiores as chances de você receber conteúdo similar.
Enquanto não há confirmação sobre este fator, não seria surpreendente se Instagram já utilizasse a mesma técnica que o Facebook.
8. Outros sinais prováveis
Há diversos outros sinais que não são confirmados pelo Instagram mas que poderiam ser utilizados – e que é bom ficarmos atentos. O Facebook utiliza um algoritmo com centenas de variáveis e não seria incomum o Instagram fazer o mesmo. Algumas coisas listadas pelo blog Makelight sobre o algoritmo
Quão regularmente você abre o aplicativo
Quão regularmente você posta
Quantos likes recebeu uma imagem
Se o post é um vídeo
Se uma imagem é de uma conta de empresa versus uma conta pessoal
Quão ativo foi o post hoje: comentários e likes recebidos nos últimos momentos
Por que o novo algoritmo é ótimo para o marketing?
Conforme aumenta o número de usuários no Instagram, aumentam também os posts na timeline. As pessoas passam a seguir mais pessoas e o número de posts que elas recebem cresce.
Assim, é natural que as exibições de um post (alcance) caiam – uma vez que os usuários dispõe de tempo limitado no Instagram. A realidade é que as pessoas geralmente não veem todas os novos posts quando elas acessam. Um estudo realizado pela rede social mostra que, em média, os usuários perdem 70% dos posts.
Teoricamente, isso abre espaço para quem produz conteúdo realmente interessante e relevante. Ou seja, se você tem um bom marketing, isso pode lhe favorecer. Ganha o conteúdo mais interessante e não o mais recente.
Olhando de outra forma. Sem o algoritmo, uma maneira rápida de obter a atenção dos seus seguidores no Instagram seria postar muitas vezes por dia. Se a maioria das marcas seguir esta estratégia, o número de postos de Instagram aumentaria dramaticamente e o alcance orgânico de cada post cairia proporcionalmente – mesmo que fosse um post de qualidade.
Com o algoritmo, as marcas são estimulados a publicar apenas o seu melhor conteúdo, e a qualidade do seu conteúdo vai determinar seu resultado.
Bônus:
A aba Explorar do Instagram também usa um algoritmo com base em interesses do usuário e comportamentos passados. É uma outra maneira de seu conteúdo chegar a mais pessoas!
Muito legal. 😉
Quero ter mais curtidas e visualizações para vender meu produto.
[…] https://reportei.com/como-usar-o-algoritmo-instagram-seu-favor-e-por-que-ele-e-excelente-para-o-mark… […]
[…] https://reportei.com/como-usar-o-algoritmo-instagram-seu-favor-e-por-que-ele-e-excelente-para-o-mark… […]
Quero aumentar a pontuação no Instagram
Quero ter mais visualizações, curtidas e compartilhamentos para vender o meu produto.