Search

Sundar Pichai – quem é? Conheça o CEO do Google e da Alphabet

Sundar Pichai – quem é? Conheça o CEO do Google e da Alphabet

Saiba quem é Sundar Pichai: com mais de 20 anos de história no Google, ele é o nome por trás de diversos lançamentos tecnológicos que impactam diariamente as vidas das pessoas

Se já abriu o Chrome para pesquisar algo, colaborou em um arquivo do Docs ou pediu ao Google Assistant para lembrar de uma tarefa, você desfrutou de decisões tomadas por Sundar Pichai. 

Isso porque o engenheiro indiano-americano é o atual CEO do Google e de sua controladora, a Alphabet Inc., conglomerado que reúne negócios de busca, publicidade, nuvem, hardware, carros autônomos, saúde e inteligência artificial. 

Ou seja, ele está à frente de muitos produtos que fazem parte do dia a dia das pessoas ou que estão revolucionando o mundo da tecnologia. 

Nascido em Chennai (Índia), Pichai se formou em Engenharia Metalúrgica em 1993, pelo Instituto Indiano de Tecnologia de Kharagpur (IIT). 

Em seguida, ao ganhar uma bolsa de estudos, mudou-se para a Califórnia e concluiu mestrado em Engenharia e Ciências dos Materiais na Universidade de Stanford em 1995. 

Inclusive, essa oportunidade abriu portas para sua trajetória de sucesso nos Estados Unidos, que ainda contaria com diversas outras experiências. 

Entre elas, estavam as passagens por empresas como a fabricante de semicondutores Applied Materials e a consultoria McKinsey & Company, além de um MBA na Wharton School da Universidade da Pensilvânia (obtido em 2002).

Mas, sem dúvidas, a maior virada na vida de Sundar Pichai veio em 2004, quando ele foi contratado pelo Google como gerente de produtos.

Foi nesse momento em que ele iniciou uma escalada que duraria mais de 20 anos, combinando visão técnica, liderança e habilidade em articular grandes equipes em torno de produtos inovadores.

Trajetória no Google

Fundado em 1998 por Larry Page e Sergey Brin, o Google revolucionou a web ao organizar bilhões de páginas em questão de milissegundos. 

Hoje o buscador é porta de entrada para praticamente qualquer informação online e sustenta, via publicidade no Google Ads, boa parte da economia digital.

Ao chegar a esse time, cerca de 6 anos depois da criação da ferramenta, Sundar Pichai assumiu a área de desenvolvimento Barra de Ferramentas do Google, extensão que levava a busca a navegadores como Internet Explorer e o Firefox. 

Porém, alguns anos depois, ele se tornou o responsável por criar um navegador próprio para a empresa. 

Com isso, o Google Chrome foi lançado em 2008 com a promessa de ser mais rápido, seguro e estável do que os concorrentes. 

O sucesso foi estrondoso: em pouco tempo, o Chrome assumiu a liderança do mercado e se mantém, até hoje, como o navegador mais usado no mundo.

Além disso, no mesmo ano de 2008, Pichai foi promovido a vice-presidente de Desenvolvimento de Produtos e começou a representar o Google em grandes eventos. 

A partir de então, assumiu sucessivamente outros cargos importantes dentro da organização. 

Em 2012, tornou-se vice-presidente sênior. Já em 2014, passou a chefiar todos os produtos do Google, incluindo Android, sistema operacional que equipa a maioria dos smartphones do mundo.

Sendo assim, quando Page e Brin anunciaram a criação da holding Alphabet, em agosto de 2015, a nomeação de Pichai como CEO do Google foi natural.

Afinal, ele já coordenava as plataformas que geravam a maior parte da receita publicitária para a empresa. 

Mas sua jornada não terminou por aí. Em dezembro de 2019, com a saída de Page, Pichai assumiu também o cargo de CEO da Alphabet — um sinal claro de confiança em sua capacidade de alinhar inovação, faturamento e propósito.

Alphabet

Antes de aprofundar na atuação de Sundar Pichai na Alphabet Inc., vale explicar o que é essa companhia. 

Fundada há cerca de 10 anos, ela surgiu como uma reestruturação estratégica do Google, com o objetivo de gerir melhor seus múltiplos negócios, indo além das operações tradicionais de busca e publicidade.

Recentemente, sob o comando de Pichai, a Alphabet intensificou significativamente seus investimentos em inteligência artificial

A partir disso, ela vem se destacando com grandes avanços em reconhecimento de voz, processamento de imagens e desenvolvimento de veículos autônomos pela subsidiária Waymo. 

Pichai esteve, ainda, à frente do lançamento do Google Gemini, um chatbot avançado de IA generativa – que concorre diretamente com outras ferramentas do mercado, como o ChatGPT.

O impacto da sua liderança também pode ser visto no sucesso de diversos outros produtos lançados ou ampliados sob sua supervisão, como:

  • os smartphones da linha Pixel; 
  • os dispositivos inteligentes da linha Google Nest; 
  • e o Google Workspace, que integra ferramentas amplamente utilizadas no mundo corporativo, como Gmail, Google Docs e Meet.

Adicionalmente, Pichai também conduziu iniciativas inovadoras como o serviço de entregas por drones Wing Aviation e fortaleceu a posição do Google no mercado de computação em nuvem, com investimentos e expansão do Google Cloud. 

Todos esses movimentos reforçam sua reputação de executivo visionário, capaz de antecipar tendências e liderar estratégias transformadoras.

Ou seja, com uma carreira marcada pela inovação, Sundar Pichai ajuda a moldar a maneira como o mundo interage com a tecnologia, consolidando-se como uma figura fundamental na evolução digital global.

Nota: As informações para o desenvolvimento deste perfil são públicas e foram obtidas a partir dos canais do próprio influenciador, como site, perfis em redes sociais, entre outros. Além disso, usamos também como referência o perfil no Britannica Money.

Lívia França

Lívia França é analista de marketing no Reportei. Formada em Marketing e pós-graduada em Marketing Digital e E-commerce, atua no planejamento e execução de campanhas, criação de conteúdos e ações de relacionamento com clientes e parceiros.

IR PARA SEU TÓPICO
Posts que podem ser interessantes
Comentários

Campos obrigatórios são marcados com *

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe