Search

Audience Insights do Facebook: como usar para melhorar suas estratégias na rede

Audience Insights do Facebook: como usar para melhorar suas estratégias na rede
Saiba como funciona o Audience Insights do Facebook e como ele ajuda a aprimorar seus conteúdos e anúncios na rede social.

Saiba como funciona o Audience Insights do Facebook e como ele ajuda a aprimorar seus conteúdos e anúncios na rede social

Quando falamos em entender o comportamento do público nas redes sociais, uma das ferramentas mais relevantes é o Audience Insights do Facebook

Afinal, por meio dela, é possível conhecer com profundidade as características e interesses dos usuários que interagem com sua página e anúncios, para então criar campanhas mais assertivas.

Sendo assim, para quem trabalha com social media, descobrir como usar a plataforma ajuda a alinhar estratégias de conteúdo e tráfego pago, o que torna a comunicação muito mais personalizada e eficiente. 

Por isso, preparamos este artigo para explicar em detalhes como funciona o Audience Insights do Facebook, como ele ajuda a segmentar melhor o público e quais dados são mais relevantes para campanhas de Ads. Vamos lá?

O que é o Audience Insights do Facebook?

O Audience Insights do Facebook é uma ferramenta que oferece dados valiosos sobre a audiência de uma página, permitindo que você conheça melhor características e interesses dos usuários que estão ativos na rede social. 

Essas informações são extraídas a partir do comportamento dos usuários e incluem:

  • dados demográficos: gênero, faixa etária, localização;
  • páginas e assuntos que eles mais curtem;
  • hábitos relacionados à rede social, e diversos outros detalhes.
Painel do Audience Insights do Facebook

Ou seja, o Audience Insights – que atualmente faz parte do Meta Business Suite – permite que você, enquanto analista de marketing ou social media, encontre oportunidades de segmentação e entenda o que realmente desperta a atenção do seu público

Com essas informações, fica mais fácil criar campanhas, conteúdos e ofertas altamente relevantes, o que garante um retorno sobre o investimento mais expressivo.

Como o Audience Insights ajuda a segmentar melhor seu público no Facebook?

Saber como usar o Facebook Audience Insights adequadamente garante que suas estratégias de divulgação sejam baseadas em dados sólidos, não apenas em “achismos”. 

Isso porque a ferramenta (e todos os Insights disponíveis dentro do Meta Business Suite) oferece filtros e informações que possibilitam:

  • Entender as características básicas do público que será impactado pela sua campanha. Por exemplo, se você administra uma loja online de produtos de beleza e nota que 70% do seu público é feminino, entre 25 e 34 anos, é possível direcionar melhor as mensagens e formatos de anúncio para essa persona específica;
  • Investigar interesses complementares para o seu público. Se ele tem gosto por conteúdo de moda sustentável, por exemplo, é possível criar colaborações com influenciadores do segmento e direcionar anúncios para pessoas com o mesmo perfil;
  • Analisar o nível de engajamento com a página e com publicações semelhantes. Dessa forma, você consegue criar campanhas mais propensas a gerar curtidas, compartilhamentos e conversões, pois foca naquilo que, de fato, chama a atenção da audiência;
  • Descobrir hábitos de consumo e comportamento online. Afinal, há métricas que mostram se os usuários são mais ativos em dispositivos móveis ou desktop, quais horários costumam se conectar e que tipo de conteúdo gera mais interações. 

Dito isso, todas essas informações do Audience Insights tornam a segmentação mais precisa, o que é fundamental para otimizar investimentos em anúncios e, claro, obter melhores resultados de engajamento e vendas.

Quais dados de audiência são mais relevantes para campanhas de tráfego pago?

Quando falamos em campanhas de tráfego pago nas redes sociais, principalmente no Facebook e Instagram, alguns dados são cruciais para refinar a segmentação e potencializar o retorno sobre o investimento (ROI)

Por isso, entre os mais importantes que você deve monitorar no Audience Insights, destacam-se:

1. Faixa etária e gênero

Mesmo parecendo básico, entender qual a faixa etária predominante e se há mais homens ou mulheres entre seu público faz com que você direcione o anúncio para quem realmente tem interesse e/ou poder de compra do seu produto ou serviço.

2. Localização (cidades e países)

Se o seu objetivo é atrair pessoas de uma região específica, para uma loja física ou serviço local, filtrar a localização é indispensável para atingir clientes potenciais. 

Além disso, caso seu negócio seja voltado para vendas em escala nacional ou global, você pode segmentar diferentes locais e comparar os resultados obtidos para cada um.

Relatório de público e localização no Audience Insights do Facebook

3. Principais interesses

O Audience Insights também mostra quais temas estão em alta entre os seus seguidores. 

Sendo assim, é possível usar esse tipo de informação para criar campanhas segmentadas – por exemplo, direcionar anúncios de um curso de culinária para pessoas que curtem páginas de gastronomia –, o que aumenta as chances de conversão.

4. Nível de envolvimento com a página

Saber quantas pessoas realmente interagem (curtem, comentam, compartilham) com seu conteúdo ajuda a filtrar a audiência mais engajada. 

Em geral, esses usuários têm mais probabilidade de clicar em seus anúncios e avançar na jornada de compra.

Ao analisar todos esses aspectos em conjunto, você tem acesso aos insights necessários para tornar as campanhas de tráfego pago mais eficientes. 

Afinal, eles permitem que você direcione seus esforços em um público mais qualificado e otimize o orçamento aplicado em anúncios.

Outras dicas para aprimorar conteúdos e anúncios com dados de audiência

Além de utilizar o Audience Insights para segmentar campanhas patrocinadas, é fundamental empregá-lo no planejamento de conteúdo. 

Isso porque o Facebook prioriza postagens que geram engajamento, e entender seu público é o primeiro passo para criar conteúdo que chama a atenção. 

Dessa forma, confira algumas dicas para usar os dados de audiência de forma mais eficiente:

Crie conteúdo direcionado

Se a maior parte do seu público é formada por jovens entre 18 e 24 anos, considere criar postagens com linguagem e referências que façam sentido para essa faixa etária

Por outro lado, se você atingir um público 35+, adapte a forma de comunicar, trazendo informações mais diretas e práticas.

Explore diferentes formatos de mídia

O Facebook oferece inúmeras possibilidades: vídeos, reels, carrosséis, imagens estáticas, transmissões ao vivo e muito mais. 

Dessa maneira, ao observar as métricas de engajamento, você descobrirá qual formato faz mais sucesso com seu público. Em seguida, poderá usar esse dado para priorizar o tipo de conteúdo que gera melhores resultados.

Aproveite os horários de maior audiência

Além disso, verificar o período do dia em que sua audiência está mais ativa ajuda a aumentar o alcance orgânico das publicações, o que garante que suas postagens apareçam para mais pessoas no momento ideal.

Exemplo de relatórios do Reportei de melhores dias e horários para postagens.
Exemplo de relatórios do Reportei de melhores dias e horários para postagens.

Refine sua mensagem e seu CTA

Ao saber o que o público busca ou precisa, você pode ajustar o tom de voz e as chamadas para ação (CTA) conforme os interesses detectados. 

Assim, se você percebe que seu público tem grande interesse em um tópico específico, destaque esse tema no CTA. Ou seja, convide as pessoas a clicarem para saber mais ou a consumirem determinado conteúdo.

Teste, mensure e otimize

Por fim, mesmo com informações preciosas do Audience Insights do Facebook, nenhuma estratégia é infalível sem testes. 

Desse modo, crie pequenos experimentos com variações de texto, imagem e segmentação. A partir dos resultados, ajuste o que não estiver performando bem e potencialize o que traz melhor retorno.

Gere relatórios sobre seus públicos do Facebook em apenas 3 segundos

Para aplicar todas as dicas acima e aproveitar ao máximo as informações sobre o seu público, você pode acessar o Audience Insights diretamente pelo Meta Business Suite. 

Porém, se busca mais agilidade na hora de analisar métricas e apresentar resultados, há uma forma ainda mais prática de entender a sua audiência do Facebook, Instagram e Meta Ads.

Com o Reportei, você obtém insights valiosos sobre o público alcançado nas redes – de forma orgânica e paga – a partir de relatórios gerados em apenas 3 segundos.

Ou seja, todos os dados demográficos citados – sobre gênero, idade, cidades e países – ficam disponíveis para ajudar nas suas estratégias de conteúdo para os canais citados acima.

Exemplo de relatório do Facebook no Reportei

Além disso, você também confere os melhores dias e horários para fazer suas postagens, de acordo com as informações de interação dos seus seguidores.

Tudo isso vem acompanhado das principais métricas de conteúdo, que ajudam a entender de maneira mais completa o que atrai seu público, desde os assuntos até os formatos mais populares nas mídias sociais. 

Em outras palavras, você tem em mãos um panorama preciso para aprimorar campanhas de tráfego pago, definir investimentos em anúncios e turbinar o planejamento de conteúdo orgânico.

A melhor parte é a facilidade de compartilhar essas informações com clientes, gestores e equipes. Em poucos cliques, você tem relatórios personalizáveis, que mostram dados cruciais para a tomada de decisão. 

Assim, se o seu time ainda se baseia em dados soltos ou se gasta muito tempo compilando números e gráficos, vale a pena conhecer o Reportei.

Aproveite nosso teste grátis de 3 dias para conhecer relatórios de públicos do Facebook e Instagram agora mesmo! 

Teste grátis o Reportei agora mesmo
IR PARA SEU TÓPICO
Posts que podem ser interessantes
Comentários

Campos obrigatórios são marcados com *

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe