Descubra quem é Bia Granja: fundadora da YOUPIX, ela se tornou uma grande referência da creator economy no Brasil
Nos últimos anos, o termo “creator economy” passou a ocupar um espaço central nas conversas sobre marketing digital, cultura e negócios. E por trás desse movimento no Brasil, há grandes nomes que ajudaram a moldar esse ecossistema, como é o caso de Bia Granja.
Especialista em cultura da internet e uma das maiores referências sobre o assunto no país, ela construiu uma trajetória pioneira, unindo tecnologia, comportamento e propósito para impulsionar o mercado.
Isso porque desde o início dos anos 2000, quando a internet ainda era um espaço experimental e o YouTube dava seus primeiros passos, ela já enxergava o potencial que os criadores de conteúdo teriam no futuro.
Dessa forma, em 2006, ela fundou a YOUPIX, uma empresa que se tornaria o coração da creator economy no Brasil — muito antes do termo ganhar força na internet.
Com isso, ela ajudou a profissionalizar o mercado e abrir caminhos para que influenciadores e empresas crescessem juntos em um modelo de negócio bastante inovador.
Mas, após quase duas décadas à frente da YOUPIX, Bia Granja decidiu vender a empresa em 2024, mudou-se para Los Angeles e iniciou uma nova fase como consultora independente, conselheira e mentora de investidores interessados em atuar na área em que é expert.
Vale a pena destacar, ainda, que ela é reconhecida como TOP Voice do LinkedIn, palestrante TEDx e jurada do Festival de Criatividade de Cannes, o que a destaca como uma visionária da cultura digital no Brasil e no mundo.
Ou seja, mais do que uma especialista em marketing ou inovação, Bia ajuda a transformar tendências e comportamentos online em estratégias e negócios de impacto.
A seguir, confira com mais detalhes sua trajetória na YOUPIX e os novos projetos que vem desenvolvendo após sair da empresa.
YOUPIX: o epicentro da Creator Economy no Brasil
Sem dúvidas, podemos dizer que quando Bia Granja fundou a YOUPIX, o cenário digital ainda estava engatinhando no Brasil.
Blogs eram o principal formato de conteúdo, o YouTube era uma novidade e o termo “influenciador digital” nem existia.
Porém, mesmo assim, ela acreditava no poder das comunidades online e na criatividade como força transformadora.
Não à toa, com o passar dos anos, a YOUPIX se transformou em um verdadeiro ecossistema de aprendizado, aceleração e consultoria, proporcionando um espaço onde criadores e marcas se encontravam para aprender, trocar experiências e impulsionar o crescimento mútuo.
Inclusive, sob a liderança de Bia, a empresa ajudou mais de 3 mil criadores a expandirem seus negócios, promoveu eventos e lançou a primeira escola de marketing de influência do Brasil, formando mais de 1.300 executivos de grandes empresas.
É válido destacar que entre os clientes e parceiros que passaram pela empresa estão gigantes como Google, Meta, Unilever, Nestlé, Globo e Itaú.
Ou seja, durante quase 20 anos, Bia acompanhou a transformação digital no Brasil — chegando à era do TikTok e inteligência artificial — e manteve a YOUPIX como referência em inovação, educação e estratégia.
Referência internacional na Creator Economy
Com a venda da YOUPIX em 2024, Bia Granja iniciou um novo capítulo em sua carreira: o de consultora e conselheira internacional, ajudando marcas, plataformas e investidores a navegar na economia dos criadores.
Sendo assim, hoje ela atua em diversos projetos que conectam negócios, cultura e mídia, com foco em traduzir a lógica da creator economy para o mundo corporativo.
Para isso, em suas consultorias, ajuda tanto empresas a desenvolverem estratégias baseadas em criadores, quanto creators a estruturarem seus negócios com visão empreendedora.
Suas áreas de atuação incluem também workshops sobre esse setor, criação de programas educacionais e desenvolvimento de mentorias para influenciadores, CMOs e executivos.
Aliás, a partir de sua base em Los Angeles, Bia também atua como uma ponte entre o Brasil e o mercado internacional, ajudando investidores estrangeiros a entenderem o potencial da creator economy no país — considerada uma das mais vibrantes do mundo.
POV: Creator Economy
Por fim, além da atuação como consultora, Bia Granja é autora da newsletter “POV: Creator Economy”, em que compartilha semanalmente suas análises e pontos de vista sobre a economia criativa.
O conteúdo é voltado para executivos, líderes de marca e criadores influentes, reunindo mais de 5 mil leitores.
Em seus textos, Bia discute as transformações do setor, as tendências globais e até mesmo o papel do Brasil como potência cultural na internet.
Desse modo, mais do que uma análise técnica, a newsletter é um convite para compreender como as relações entre pessoas, plataformas e marcas estão redefinindo o conceito de trabalho, influência e comunidade.
Em conjunto, Bia também compartilha suas ideias e descobertas em outros canais.
No Instagram (@biagranja), com mais de 28 mil seguidores, e no LinkedIn, com uma audiência superior a 130 mil pessoas, ela mantém uma presença educativa, trazendo discussões sobre tendências digitais e os desafios de empreender na era criativa.
Dito isso, podemos ver que ao longo de duas décadas, Bia Granja construiu uma trajetória marcada pela curiosidade, inovação e vontade de transformar o digital em algo mais humano e estratégico.
De criadora de conteúdo a empreendedora e mentora de líderes, ela ajudou a definir os rumos da creator economy no Brasil e continua sendo uma das principais vozes desse movimento no cenário global.
Nota: As informações para o desenvolvimento deste perfil são públicas e foram obtidas a partir dos canais da própria influenciadora, como site, perfis em redes sociais, entre outros.
