Persona: O que é essa ferramenta de conhecer clientes?

Persona: O que é essa ferramenta de conhecer clientes?
Conhecer bem o cliente da sua empresa é uma tarefa difícil, mas que não pode ser deixada de lado

Conhecer bem o cliente da sua empresa é uma tarefa difícil, mas que não pode ser deixada de lado

Ao entender seu consumidor a fundo, você é capaz de organizar sua marca de modo a atrair, converter e fidelizar o público com muito mais facilidade e menos custos. Quanto mais você sabe sobre eles, mais efetivas são suas ações!

As formas de adquirir tais dados variam, mas entre as ferramentas disponíveis a Persona é a mais essencial delas.

Isso porque, com uma única estratégia, você conseguirá cobrir todas as informações pertinentes e estruturar um guia para entender, conhecer e influenciar o seu consumidor.

Para descobrir como aplicar essa ferramenta em sua empresa, permaneça conosco e boa leitura!

O que é Persona?

Podemos definir uma persona como sendo a representação do cliente ideal de uma empresa. Criada a partir de dados reais do público, essa personagem fictícia é a ferramenta ideal para trazer não apenas veracidade, mas informações que nenhuma outra técnica é capaz de fornecer sobre os clientes.

O grande trunfo de se ter uma persona é que ela irá funcionar como um cliente que está sempre disposto a responder todas as perguntas que a marca tem.

Como um consultor, esse consumidor ideal traz informações como necessidades, dores, objetivos e até mesmo objeções contra a empresa, dando as ferramentas necessárias para que a marca se adapte ao público.

Com o crescimento quase que desenfreado dos e-commerces e marketplaces, estimulados ainda mais durante o período de pandemia,  a concorrência nunca foi tão ampla como agora.

 

 

Assim, para que se destaque no mercado, é preciso oferecer conteúdos e produtos personalizados aos consumidores. 

Essa ideia de se adaptar às necessidades dos clientes e trabalhar com foco total neles tem um nome, que é Customer Centric.

A persona auxilia em várias estratégias de marketing e fornece os dados necessários para que as campanhas sejam escolhidas da melhor maneira, mas a que ela mais ajuda é neste customer centric.

Isso pelo simples motivo de que, para se ter foco no consumidor, precisa conhecê-lo a fundo!

O que muitas empresas se perguntam é se uma persona é realmente necessária, ou se apenas com uma definição de público-alvo somos capazes de compreender tudo que é preciso sobre os consumidores. E é essa questão que vamos responder agora!


Qual a diferença entre Persona e público-alvo?

Para que compreenda realmente essa distinção, vamos partir para um exemplo.

Imagine que você é dono de um e-commerce de roupas femininas e se depara com essas duas definições sobre os seus clientes:

  • Definição 1:

Mulheres entre 20 e 45 anos, que moram no Brasil e se interessam por moda. Elas não possuem conhecimento técnico aprofundado sobre o assunto, mas estão sempre atentas às tendências do mercado.

  • Definição 2:

Marina é uma mulher de 27 anos que mora em Salvador. A publicitária divide seu tempo entre o trabalho em uma grande agência e sua casa, onde mora com o esposo e dois filhos. Para estimular sua criatividade, Marina gosta de se manter atenta às tendências de moda e cultura e traz esses conhecimentos para o seu dia a dia, seja na decoração de sua casa ou em suas roupas. Sua principal dor é não encontrar as roupas que vê nas revistas de moda nas lojas de sua cidade, mas se sente insegura em comprar as peças pela internet.

Qual destas opções você acha que é a persona? 

A resposta correta é a definição 2, isso porque ela traz muito mais detalhes que a definição 1, que é o público-alvo, não mostra.

 

A grande diferença entre essas duas ferramentas é sua especificidade. Isso não significa que uma é melhor que a outra, ou que uma exclui a outra, mas que elas têm funções diferentes.

Para pensar em estratégias de engajamento e retenção de clientes, a persona é a ideal, pois te mostra não somente quem é o cliente, mas o que ele  precisa e quais suas dores em relação a tal necessidade.

No caso do nosso exemplo, sabemos que precisamos fornecer à Marina as roupas que estão na moda, mas também dar segurança o suficiente para que a publicitária se sinta confortável em consumir online. 

Uma possibilidade de fazer isso seria com um sistema de atendimento que a ajude a escolher a peça ideal para seu tipo de corpo e gosto, como também oferecer uma devolução sem custos do produto caso ela não goste dele quando o provar.

Conclusão

Desenvolver uma persona é uma tarefa um pouco demorada e trabalhosa, mas ainda assim muito rentável. Pois te poupa tempo, esforço e gastos no futuro!

Agora que já sabe da importância desta ferramenta para a sua empresa, o que acha de colocar a mão na massa e criar sua própria persona?

Para facilitar sua vida e encurtar esse caminho, indicamos que use softwares de criação de personas, como o Jornio, para encontrar o cliente ideal apenas em alguns cliques!

IR PARA SEU TÓPICO
Posts que podem ser interessantes
Comentários

Campos obrigatórios são marcados com *

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe